Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
3

Portal das Comunidades alerta sobre o vírus Zika

Viajantes avisados.
27 de Janeiro de 2016 às 15:54
De acordo com a nota da DGS, "o vírus Zika é transmitido aos seres humanos por picada de mosquitos infetados"
De acordo com a nota da DGS, 'o vírus Zika é transmitido aos seres humanos por picada de mosquitos infetados' FOTO: Reuters

Um alerta sobre o Zika foi divulgado no portal das comunidades portuguesas com o objetivo de avisar os viajantes sobre a epidemia provocada por esse vírus em algumas zonas do mundo.


O aviso no portal das comunidades portuguesas (https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/), divulgado na terça-feira, apresenta um link para o comunicado da Direção-Geral de Saúde (DGS) sobre o vírus Zika.


De acordo com a nota da DGS, divulgada a 15 de janeiro, "o vírus Zika é transmitido aos seres humanos por picada de mosquitos infetados" e "não se transmite de pessoa a pessoa".


"Os sintomas e sinais clínicos da doença são, em regra, ligeiros: febre, erupções cutâneas, dores nas articulações, conjuntivite, dores de cabeça e musculares. Com menor frequência, podem ainda ocorrer dores nos olhos e sintomas gastrointestinais", sublinhou o documento.


Segundo o comunicado da DGS, "há suspeitas (ainda não inteiramente comprovadas) que a doença possa provocar alterações fetais durante a gravidez, em particular microcefalia".

Saúde epidemias e pragas Zika Portal das Comunidades
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)