Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
9

Preço do gasóleo vai subir pela sexta semana seguida

A contribuir para esta evolução esteve o comportamento dos preços dos derivados de petróleo nos mercados internacionais.
Nuno Carregueiro/Jornal de Negócios 26 de Julho de 2019 às 11:03
gasóleo, combustíveis

Os preços da gasolina e do gasóleo vão variar em direções opostas na próxima segunda-feira, embora seja expectável que ambos os combustíveis registem apenas oscilações ligeiras.

Os cálculos do Negócios apontam para um aumento de 0,5 cêntimos no preço do gasóleo simples. A concretizar-se, será a sexta semana seguida de aumentos nos preços deste combustível nos postos de abastecimento em Portugal. Segundos os dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), o gasóleo simples foi vendido em Portugal esta semana a um preço médio de 1,355 euros.

No caso da gasolina, os cálculos do Negócios apontam para uma descida de 0,5 cêntimos por litro. O preço da gasolina simples aumentou nas últimas quatro semanas e está atualmente em 1,525 euros por litro.

A contribuir para esta evolução esteve o comportamento dos preços dos derivados de petróleo (gasóleo e gasolina) nos mercados internacionais. A tonelada métrica do gasóleo aumentou perto de 1% e a da gasolina caiu também perto de 1%. O petróleo valorizou e o euro perdeu terreno contra o dólar, o que agrava os preços dos combustíveis para os portugueses. 

A evolução dos preços dos combustíveis é calculada pelo Negócios, tendo por base a evolução dos derivados do petróleo (gasóleo e gasolina) e do euro. Ainda assim, a evolução dos custos dependerá de cada posto de abastecimento, da marca e da zona onde se encontra. 

Os cálculos têm por base contratos diferentes dos seguidos pelas petrolíferas (ainda que a evolução costume ser semelhante), sendo que os dados a que o Negócios tem acesso só estão disponíveis até quinta-feira (faltando um dia de negociação).

Negócios Portugal economia negócios e finanças
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)