Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
8

Professores de Português criam nova associação

A Associação Nacional de Professores de Português promete fomentar o debate sobre o novo Acordo Ortográfico.
C.M. 18 de Abril de 2015 às 16:11
António Fernando Nabais, presidente da associação
António Fernando Nabais, presidente da associação FOTO: Mariline Alves
A recém-criada Associação Nacional de Professores de Português (ANPROPORT) foi apresentada este sábado, em Lisboa. Incentivar um debate sobre o novo Acordo Ortográfico (AO) e sobre a importância do estudo de textos literários em todos os ciclos de ensino são alguns dos objetivos propostos pelo grupo de 17 sócios fundadores.

António Fernando Nabais, presidente da ANPROPORT, descreveu o impacto "avassalador" que as reformas educativas no currículo da disciplina, aliadas ao novo AO, têm no trabalho destes professores. 

Para construírem uma posição mais ativa, quebrando a visão "que o poder político manifesta de ver os docentes como meros executores", o dirigente revelou já existirem "vários pareceres elaborados" para serem "entregues ainda esta semana ao Ministro da Educação.

Em breve, assegurou António Fernando Nabais será também criado "um grupo de acompanhamento dos novos programas para o Ensino Básico", com o objetivo de fomentar uma avaliação contínua durante a sua vigência.

Na apresentação, que decorreu na Escola Secundária Pedro Nunes, esteve ainda presente um membro da Associação de Professores de Português (APP). Luís Filipe Redes reforçou que a APP "tem respeito pela criação da nova associação", mas assumiu não concordar com grande parte das opiniões expressas. 

Já António Fernando Nabais, quando questionado sobre o motivo que levou à criação de uma nova associação apesar de a APP já existir, salientou que o grupo fundador "não se revê nas posições assumidas pela APP".




Português Docentes Professores Associação Nacional Acordo Ortográfico Ensino Educação
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)