page view

Projeto de capacitação comunitária arranca em fevereiro na vila piscatória de Rabo de Peixe

Projeto pretende encontrar soluções para problemas sociais e valorizar a zona piscatória.

25 de janeiro de 2026 às 11:32

A Câmara da Ribeira Grande, nos Açores, inicia em fevereiro um projeto de formação para criar um Clube de Embaixadores, com foco inicial na vila de Rabo de Peixe, visando soluções para problemas sociais e valorização da zona piscatória.

Segundo a autarquia, a formação prevista assenta "numa base científica sólida", com certificação da Universidade das Nações Unidas e enquadramento nos princípios do Desenvolvimento Sustentável, garantindo "credibilidade e alinhamento com boas práticas internacionais".

Em nota de imprensa, o município da costa Norte da ilha de São Miguel explica que a liderança do Clube de Embaixadores ficará a cargo da Organização Não Governamental para o Desenvolvimento Kutsaca.

O município adianta ainda que a iniciativa irá começar "no próximo mês de fevereiro, sendo objetivo da autarquia estender o projeto a mais freguesias.

O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Jaime Vieira, explica que este projeto nasce do reconhecimento do trabalho já desenvolvido no território por diversas entidades e profissionais.

"Este projeto nasce da convicção de que, no território, já existe muito trabalho bem feito. O nosso objetivo é reforçar essas dinâmicas, promovendo a capacitação e a articulação entre quem trabalha diariamente junto das comunidades", sublinha o autarca, citado na nota de imprensa.

A autarquia pretende também estabelecer contactos com Universidade dos Açores para garantir um acompanhamento permanente, científico e estruturante do trabalho de campo.

O encontro de apresentação do projeto, realizado na Escola Profissional da Ribeira Grande, constituiu "um primeiro momento de partilha, escuta e alinhamento entre as várias entidades com intervenção no território, com o objetivo de garantir uma atuação articulada, sustentada e colaborativa, com impacto a médio e longo prazo", lê-se na nota.

"Acreditamos que qualquer intervenção com impacto começa pelas pessoas, seja pelos líderes formais, seja pelos informais, e todas as pessoas da nossa terra e, em concreto, da vila piscatória de Rabo de Peixe, merecem este investimento no seu crescimento pessoal e profissional", defende Jaime Vieira.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8