Mau tempo está a afetar quinze distritos.
Várias regiões do país estão esta terça-feira em alerta devido à queda de neve. A Autoridade Nacional de Proteção Civil tinha alertado na segunda-feira a população para a adoção de medidas preventivas devido às previsões de chuva, neve e agitação marítima para os próximos dias.
Num aviso à população, a Proteção Civil referiu que, para os próximos dias, está prevista a queda de neve nas regiões do norte acima dos 800 metros e formação de geada durante a noite, sendo expectável desconforto térmico devido à descida acentuada da temperatura mínima, sobretudo nas terras altas, associada ao vento forte.
Granizo cai em LisboaAo início da tarde, em Lisboa, a população foi surpreendida pela queda de granizo, associada à chuva e ventos fortes que têm fustigado a capital durante todo o dia. Pequenas pedras de gelo, com cerca de 0,5 cm de diâmetro cairam um pouco por toda a cidade.
Estradas cortadas na Serra da Estrela
A queda de neve na Serra da Estrela levou esta terça-feira às 13h00 ao encerramento de mais troços, depois de a circulação automóvel estar já proibida em algumas das vias que atravessam o maciço central daquela montanha.
De acordo com fonte do Centro de Limpeza de Neve dos Piornos, às 13h00 foi encerrado o troço entre Sabugueiro e Gouveia, Gouveia/Penhas Douradas e Manteigas.
Estradas na serra da Estrela cortadas
"Continua a nevar com intensidade e a cotas mais baixas e por isso não estavam reunidas as condições de segurança para a circulação", especificou.
Já esta terça-feira, a estrada Piornos-Torre-Lagoa Comprida, na Serra da Estrela, foi encerrada ao trânsito às 04h30 desta terça-feira devido à queda de neve, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Castelo Branco.
Segundo a fonte, no terreno estão cinco limpa-neves que têm estado a proceder ao trabalho de limpeza das vias desde que começou a nevar.
Estradas fechadas em ViseuA queda de neve na Serra de Montemuro, no norte do distrito de Viseu, obrigou esta terça-feira de manhã ao corte de uma estrada nacional e de duas municipais, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro.
Nevão em Viseu
Constrangimentos em MontalegreA queda de neve está a causar esta terça-feira alguns constrangimentos em Montalegre, onde o transporte escolar não se vai efetuar da zona de Pitões das Júnias por motivos de segurança, disse fonte do município.
O Agrupamento de Escolas Dr. Bento da Cruz, em Montalegre, decidiu suspender as atividades letivas a partir das 13h45 nos seus estabelecimentos de ensino devido à neve que cai com alguma intensidade no concelho.
Na página da internet do agrupamento, a direção informa que a decisão de encerrar as escolas à tarde foi tomada devido "às condições climatéricas adversas" e em articulação com a proteção civil municipal.
1 / 11
Grande nevão na Lousã
O ponto mais alto da Serra da Lousã, Trevim, está coberto de neve, naquele que é o primeiro nevão deste Inverno, disse à agência Lusa o comandante dos Bombeiros Municipais da Lousã.
Segundo João Melo, às 15h50 nevava com intensidade a partir da aldeia do Candal, a 740 metros de altitude.
Seis centímetros de neve em Melgaço
Um manto com cerca dez centímetros de neve cobre as freguesias de Lamas de Mouro e Castro Laboreiro, em Melgaço, após o primeiro nevão deste inverno, disse à Lusa fonte da Proteção Civil municipal.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Melgaço, Manoel Batista, adiantou que "a neve começou a cair cerca das 08h10, em Castro Laboreiro e já chegou a Lamas de Mouro".
"Está a nevar com bastante intensidade", afirmou o autarca.
Neve corta estrada em Arcos de Valdevez
A queda de neve cortou esta terça-feira o acesso à freguesia de Padroso, em Arcos de Valdevez, obrigando à intervenção dos serviços municipais de proteção civil para limpeza da via, disse à Lusa o vereador com aquele pelouro.
Em declarações à agência Lusa, Olegário Gonçalves adiantou que "o alerta foi dado cerca das 08h30, tendo sido deslocados para o local meios dos serviço municipais de proteção civil para garantir o acesso àquela freguesia de montanha", situada nas proximidades do concelho vizinho de Paredes de Coura, distrito de Viana do Castelo.
O vereador com a área da proteção civil adiantou que "também já neva na freguesia da Gavieira", inserida na área do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).
"Está a nevar na Gavieira mas as estradas ainda estão transitáveis", afirmou o responsável.
Escolas encerram em Boticas e Castro DaireDezenas de alunos da zona mais alta do concelho de Boticas vão regressar mais cedo a casa esta tarde devido à queda de neve que está a condicionar este território, disse o presidente da autarquia.
Fernando Queiroga afirmou à agência Lusa que o município decidei vai mandar regressar mais cedo a casa os cerca de 60 alunos da zona de Alturas, por uma "questão de precaução" devido à neve que cai desde as 09h00 neste concelho do distrito de Vila Real.
Outras três escolas básicas do concelho de Castro Daire fecharam ao início da tarde de hoje devido à queda de neve, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Viseu.
A mesma fonte referiu que, a partir das 12h00, as escolas de Picão, Carvalhas e Mezio "fecharam por precaução e as crianças foram transportadas para casa".
Tenda de eventos destruída na Nazaré
Uma tenda de grandes dimensões foi destruída pelo vento, na Praia da Nazaré, onde a estrutura esteve instalada para acolher um presépio feito com 25 toneladas de areia e, posteriormente, os festejos de passagem de ano.
"A estrutura, de lona e ferro, ficou completamente destruída e foi arrastada pelo areal, causando danos num contentor balneário de apoio às atividades desportivas", disse à agência Lusa o presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro.
O arrastamento da tenda ocorreu no areal, sem afetar a marginal da Nazaré, onde "o trânsito esteve momentaneamente condicionado por precaução", afirmou o presidente.
Aluimento de terras na MaiaO mau tempo provocou esta terça-feira a queda de um muro e o aluimento de terras na Maia, distrito do Porto, atingindo duas viaturas, disse à Lusa fonte dos bombeiros locais.Mau tempo marca o início da semana
Esta segunda-feira, de acordo com o alerta emitido pela Proteção Civil, a chuva e os ventos fortes fustigaram a zona Norte e Centro do País. Em Águeda, Trofa, Vila Real e Braga, cheias, inundações e até uma derrocada assustaram as populações e obrigaram ao corte de muitas estradas.
Comboio embateu contra árvore em Pombal
A queda de uma árvore na linha do Norte, no concelho de Pombal, danificou esta terça-feira um comboio e afetou a circulação ferroviária, mas não há vítimas a registar, informou fonte da Comboios de Portugal (CP).
Este é um dos principais constrangimentos na circulação ferroviária provocados pelo mau tempo que se tem feito sentir nos últimos dias.
A circulação foi normalizada por volta das 20h30. Estrada Nacional 2 reabre após derrocada
Estrada Nacional 2 reabre após derrocada
O troço da Estrada Nacional 2 (EN2) em Parada de Cunhos, Vila Real, reabriu às 18h00 desta terça-feira com circulação alternada, depois de cortada ao trânsito na segunda-feira devido a uma derrocada, disse a Infraestruturas de Portugal.
O mau tempo, nomeadamente a forte precipitação, que se fez sentir na segunda-feira, no distrito de Vila Real provocou uma derrocada na EN2, na zona de Parada de Cunhos, entre Vila Real e Santa Marta de Penaguião, que destruiu um anexo agrícola de uma moradia que foi também afetada, o que obrigou ao realojamento de um homem de 66 anos.
Esta derrocada arrastou muito entulho para a EN2, o que conjuntamente com o forte caudal de água que descia a encosta, obrigou ao corte da estrada.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.