page view

PS/Gaia propõe repor apoio ao passe dos idosos e transmissão das reuniões de câmara

Para os vereadores do PS, "o primeiro objetivo deste programa é promover a mobilidade sustentável".

18 de fevereiro de 2026 às 18:03

Os vereadores do PS em Gaia vão propor, numa reunião extraordinária a seu pedido, a reposição do apoio aos passes dos idosos e a transmissão 'online' das reuniões do executivo, segundo requerimentos a que a Lusa teve esta quarta-feira acesso.

De acordo com um dos requerimentos, "os vereadores do Partido Socialista entendem ser esta a altura de um novo programa de apoio às famílias, o GAIA + FAMÍLIAS, com duas novas medidas e a recuperação do apoio ao "Andante Municipal da 3.ª Idade".

Quanto à transmissão 'online' das reuniões de Câmara, o PS relembra que apresentou uma proposta na Assembleia Municipal - - chumbada por um voto - para a transmissão 'online' das reuniões do executivo, propondo-a novamente por não querer "desistir de conferir mais transparência e proximidade às reuniões da Câmara Municipal", incluindo as extraordinárias.

Em causa, num dos casos, está a "reposição do protocolo com a Transportes Metropolitanos do Porto, restabelecendo o apoio ao 'Andante Municipal ViverGaia+65'", um apoio aos passes dos idosos que o presidente do município, Luís Filipe Menezes (eleito pela coligação PSD/CDS-PP/IL), afirmou estar a "ser reavaliado" e que seria "retomado em 2026".

O programa assegurava o pagamento de 17,50 euros dos passes Andante da terceira idade, cabendo aos utilizadores pagar os restantes 5 euros, perfazendo o custo total de 22,5 euros, algo que Menezes apelidou de medida "completamente irresponsável", estimando que se todos os cerca de 70 mil idosos em Gaia se inscrevessem, "o que aconteceria progressivamente, a fatura poderia atingir duas dezenas de milhões de euros".

Lembrando um saldo de gerência superior a 90 milhões de euros que transitou de 2025 para 2026, os vereadores do PS consideram que "a herança é de boas contas e há margem para ir mais longe", pelo que "a situação financeira nunca poderia ter sido usada como pretexto para cortar, reduzir e suspender medidas e programas de apoio, além de já não servir de desculpa para não cumprir promessas eleitorais".

Para os vereadores do PS, "o primeiro objetivo deste programa é promover a mobilidade sustentável", entendendo que "a conquista de mais utilizadores para o transporte público e coletivo passa por novas medidas que incentivem a retirada de veículos do trânsito diário da cidade", considerando que a medida "não deve observar a condição de recursos".

"Um segundo ganho com a recuperação desta medida é a promoção da coesão social, na mesma ótica do passe sub23 e dos manuais escolares, em que não há diferenciação por rendimentos no acesso às medidas", consideram João Paulo Correia, Maria José Gamboa, César Rodrigues, Fátima Menezes e Delmino Pereira.

Também direcionado a idosos, os socialistas também propõem implementar o programa Táxis Saúde +65 no segundo semestre, "dirigido a cidadãos com mais de 65 anos nas suas deslocações aos centros de saúde e hospitais (públicos e privados), desde que localizados em Vila Nova de Gaia".

"Ao subscreverem o cartão ViverGaia+65, os utentes terão direito a seis viagens de ida e volta por ano, pagarão apenas dois euros por cada viagem e a Câmara Municipal assumirá o restante custo", segundo a proposta do PS/Gaia.

Os socialistas propõem ainda um grupo de trabalho para elaborar um Plano de Alargamento da Rede de Creches e Jardins de Infância, "a quem caberá programar, até ao final do primeiro semestre, o investimento municipal quer para o aumento da capacidade de resposta da rede atual quer na construção de novos equipamentos, dando prioridade aos investimentos com projetos em andamento ou concluídos", com objetivo de dar resposta às 3.500 em listas de espera.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8