page view
Imagem promocional da micronovela
MICRONOVELA

Herança de sangue Há heranças que não se escolhem.

PSP desconhece problemas na passagem de chamadas do 112 para INEM

STEPH deu conta que o problema está a fazer com que as fichas de informação sobre as ocorrências comunicadas à central 112 cheguem ao CODU vazias de informação.

12 de agosto de 2025 às 22:55

A PSP, que coordena o número de emergência 112, indicou esta terça-feira que o sistema registou uma interrupção na segunda-feira, mas não teve conhecimento de qualquer constrangimento na passagem das chamadas para o INEM.

"Tivemos uma interrupção por três a cinco minutos para os sistemas passarem para o CONor [Centro Operacional do Norte do 112] , enquanto resolvíamos um problema com a refrigeração. Mas não houve contratempos, nem incidentes que tivéssemos conhecimento", referiu a Polícia de Segurança Pública, em reposta à Lusa.

O esclarecimento surgiu após o presidente do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH), Rui Lázaro, ter avançado à Lusa que os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) estão com falhas desde a tarde de segunda-feira devido a problemas informáticos na central 112 Lisboa, o que tem levado a atrasos no envio de ambulâncias.

Rui Lázaro indicou que foi comunicado ao sindicato constrangimentos relacionados com problemas informáticos desde as 16:00 de segunda-feira e que esta terça-feira ainda não estão resolvidos, levando à repetição de dados enviados para o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e, por consequência, atrasos nos envios de ambulâncias.

A PSP precisou que "não teve conhecimento de qualquer dificuldade na passagem das chamadas para os CODU".

O sindicalista deu conta que o problema está a fazer com que as fichas de informação sobre as ocorrências comunicadas à central 112 cheguem ao CODU vazias de informação (nome, morada, qual a situação referenciada, entre outros), sendo necessário repetir o procedimento, o que tem levado a constrangimentos no processo e a atrasos nos pedidos de ambulâncias.

"Este problema faz com que exista uma duplicação de serviços para o CODU, o que provoca uma demora na triagem do INEM. Tendo em conta que os CODU já funcionam em serviços mínimos, esta demora provoca atrasos no atendimento e faz com haja chamadas em espera", explicou Rui Lázaro.

O sindicalista referiu ainda à Lusa que na segunda-feira à tarde existiram várias chamadas em espera e outras perdidas, que não foram recuperadas, e atrasos no envio de ambulâncias de pelo menos 30 minutos.

O número de emergência 112 é gerido pela PSP e as chamadas são atendidas pelos centros que efetuam a triagem e encaminhamento para as forças de segurança, INEM, bombeiros e Autoridade Marítima. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Boa Tarde

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8