Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade

Relógio do Apocalipse indica que humanidade está a 100 segundos do fim

Atualização de 2019 foi realizada pelo Boletim dos Cientistas Atómicos.
Diogo Barreto / SÁBADO e Lusa 23 de Janeiro de 2020 às 19:31
Relógio
Relógio FOTO: Getty Images
A atualização de 2019 do Relógio do Apocalipse realizada pelo Boletim dos Cientistas Atómicos indicou que o fim do mundo está a aproximar-se, impulsionado pela ameaça da guerra nuclear e a crise climática encontrando-se a 100 segundos do abismo.

O Relógio do Apocalipse voltou a ser acertado para os 100 segundos antes da meia-noite. Isto quer dizer que, metaforicamente, o mundo está a 100 segundos do fim. A meia-noite deste relógio metafórico marca o fim do mundo. Todos os anos os especialistas da revista Bulletin of the Atomic Scientists acertam o relógio e nunca os ponteiros estiveram tão perto da linha vermelha. 

O anúncio oficial foi feito por Mary Robinson, antiga Presidente da Irlanda, acompanhada de Ban Ki-moon, antigo secretário-geral das Nações Unidas (ONU).

"Faltam 100 segundos para a meia-noite. Estamos neste momento a mostrar o quão perto o mundo está da catástrofe em segundos - não em horas ou até minutos", disse a presidente do Boletim, Rachel Bronson.

O relógio foi criado em 1947, dois anos depois da II Guerra Mundial e em início da corrida às armas nucleares, entre os EUA e a União Soviética. Hoje em dia, a agenda nuclear volta a influenciar os ponteiros, bem como as alterações climáticas. O ano em que o relógio esteve mais longe da meia-noite foi em 1991, com o fim da Guerra Fria. 

A falta de ações relativamente às alterações climáticas e o possível acordo de desnuclearização entre os EUA e a Coreia do Norte e Irão são os perigos apontados pelos autores do Buletin como os principais motivos para o fim iminente do mundo. 

O conselho que decide a hora do Relógio do Apocalipse é composto por dois paineis: um principal composto por especialistas em energia nuclear ou alterações climáticas e um segundo - que serve como consultor do primeiro - que inclui 14 cientistas que já venceram o Prémio Nobel.
Relógio do Apocalipse horas fim humanidade estudos Sociedade
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)