page view

Saiba o que vai mudar nas regras para circular de mota

No passado dia 5 de dezembro o Parlamento aprovou várias resoluções do PSD dedicadas à categoria dos motociclos.

09 de dezembro de 2024 às 13:21

As regras para circular de mota vão mudar. No passado dia 5 de dezembro o Parlamento aprovou, com votos a favor da maioria das bancadas, várias resoluções do PSD dedicadas à categoria dos motociclos.

Entre as medidas aprovadas, está a resolução que determina que as motas com cilindrada superior a 125 centímetros cúbicos sejam dispensadas de realizar a inspeção periódica obrigatória. A proposta apresentada pelo PSD prevê ainda que os motociclistas possam circular em faixas BUS, a redução do Imposto Único de Circulação (IUC) para motas e a criação de uma classe própria nas portagens.

Apesar da lei criada em 2012, que obrigava as motas com cilindrada superior a 125 centímetros cúbicos a inspeções periódicas obrigatórias nunca ter entrado em vigor, o último governo socialista tinha anunciado que a legislação entraria em vigor em janeiro de 2025.

Algumas das medidas podem implicar alterações no Código da Estrada, como é o caso da possibilidade de circulação em faixas BUS.

Votação no Parlamento

A redução do Imposto Único de Circulação (IUC) para motociclos e a criação de uma classe própria nas portagens para estes veículos foram aprovadas na generalidade por unanimidade.

O projeto-lei tendo em vista a facilitação do estacionamento e universalização do acesso dos motociclos às faixas BUS mereceu o voto a favor de todas as bancadas à exceção da IL, que se absteve, enquanto a proposta para tirar da lei a obrigatoriedade das inspeções periódicas para estes veículos foi aprovada apenas com a abstenção do Livre.

Críticas às novas regras

A Associação Nacional dos Centros de Inspeção Automóvel (ANCIA) defende que os centros de inspeção fizeram "pesados investimentos" para adaptar as instalações à examinação de motas e agora foram confrontados com "a revogação as inspeções aos motociclos", acrescentado que as inspeções técnicas assumem um "papel importante na manutenção das boas condições de funcionamento" dos veículos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8