page view

"Será que conheceu o próximo Papa?": Jornalista "estraga disfarce" de D. Américo Aguiar

Cardeal português pretendia passar despercebido, numa altura em que os cardeais têm sido procurados pelos jornalistas.

27 de abril de 2025 às 15:11

Um jornalista irlandês "estragou o disfarce" do cardeal português D. Américo Aguiar, em Roma, segundo relatou o profissional no canal televisivo Virgin Media News Ireland.

O Bispo de Setúbal, também cardeal, passou despercebido pelas ruas de Roma até que teve uma interação com o jornalista Richard Chambers.

Chambers conta que estava sentado numa calçada, na cidade italiana para onde o mundo está virado em ânsia de conhecer o desfecho do conclave, quando um homem que parecia um padre se sentou ao lado dele.

"É esta a sala de espera?", perguntou D. Américo Aguiar em tom de brincadeira ao jornalista, enquanto estava a falar ao telefone.

Depois de terminar a chamada, Chambers fez-lhe algumas perguntas e descobriu que o suposto padre era de Portugal. Ao saber que o jornalista era da Irlanda, o cardeal faz uma pergunta pela qual Chambers não esperava.

"[O jornalista] é da Irlanda God Save the King [referência à Irlanda do Norte] ou da Irlanda Saint Patrick [santo patrono do país]?", questionou Américo Aguiar.

"Sou de Saint Patrick Ireland", respondeu o jornalista. "Ah a Irlanda boa", declarou o bispo de Setúbal mais uma vez "a brincar", segundo Chambers.

O irlandês, pensando sempre que Américo Aguiar seria um padre de um colégio apostólico, perguntou há quanto tempo o português morava em Roma. "Ele mostrou-me o grande anel dourado de cardeal. Eu não o reconheci na altura, então perguntei 'O que é que significa?'", disse Chambers.

"Eu sou cardeal", revelou o bispo sentado numa calçada. O jornalista ficou tão surpreso que exclamou 'É um cardeal?", "estragando o disfarce" de Américo Aguiar que queria passar despercebido, numa altura em que os cardeais têm sido procurados pelos jornalistas em Roma.

"Ele pediu para me calar, em voz alta", afirmou Chambers, acrescentando que o cardeal português, saiu apressadamente, enquanto dizia que o jornalista era "bom rapaz".

D. Américo Aguiar é um dos cardeais mais novos do Colégio Cardinalício, pelo que, além de poder ajudar a eleger o próximo líder da Igreja Católica, também pode ser eleito. Por essa razão, o canal televisivo divulgou o relato do jornalista com o título - "Será que Richard conheceu o próximo Papa?".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8