page view

Sesimbra ativou Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil

Câmara Municipal ativou plano devido à necessidade de acompanhar as inúmeras ocorrências provocadas pelo mau tempo.

21 de março de 2025 às 16:30

A Câmara Municipal de Sesimbra ativou, esta sexta-feira, o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, devido à necessidade de acompanhar as inúmeras ocorrências provocadas pelo mau tempo, anunciou a autarquia.

"Esta decisão da autarquia, que tem efeitos imediatos, faz com que os serviços municipais e todos os trabalhadores estejam mobilizados, sem qualquer reserva, para todas as ações inerentes à Proteção Civil, da iniciativa de qualquer agente da Proteção Civil, e em articulação com o Gabinete Municipal de Proteção Civil", lê-se no edital publicado pela Câmara de Sesimbra.

A ativação do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil "permite, ao mesmo tempo, dinamizar medidas de recuperação e requalificação de edifícios públicos e património afetados", acrescenta o documento.

A Câmara de Sesimbra salienta, ainda, que os fenómenos meteorológicos extremos, com particular incidência na madrugada de quinta-feira, provocaram "danos em edifícios, infraestruturas, património, espaço público e meio ambiente".

Antes de publicar o edital da ativação do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, a Câmara Municipal de Sesimbra já tinha anunciado que iria fechar, temporariamente, o Parque Augusto Pólvora, o Castelo e o Centro Interpretativo da Lagoa de Albufeira, até que sejam removidas as árvores que caíram naqueles espaços e estejam concluídos os trabalhos de limpeza.

Durante a manhã desta sexta-feira, a Câmara Municipal de Setúbal também emitiu uma declaração de Situação de Alerta, até às 23:59 da próxima segunda-feira, e ativou o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, face à instabilidade atmosférica causada pela depressão Martinho.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um agravamento das condições atmosféricas nos próximos dias, com "precipitação, por vezes forte e persistente, podendo ser de granizo e acompanhada de trovoada", e condições favoráveis à ocorrência de fenómenos extremos de vento, sobretudo nas regiões Centro e Sul.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8