page view

Sindicato aponta adesão de 80% à greve dos trabalhadores da saúde

Responsável sindical lamentou alegadas distorções por parte das chefias, que terão informado os "colaboradores que esta greve não seria de todo validada".

23 de outubro de 2025 às 18:05

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Serviços e de Entidades com Fins Públicos (STSS) fez esta quinta-feir um balanço positivo da greve dos trabalhadores da saúde, apontando para uma adesão de cerca de 80%.

"O balanço é positivo sem sombra de dúvida. Existem serviços que estão completamente parados e alguns parcialmente parados. Até há pouco tempo, falávamos em 80%" de adesão, disse à agência Lusa a secretária-geral do STTS, Matilde Pereira.

A responsável sindical lamentou alegadas distorções por parte das chefias, que terão informado os "colaboradores que esta greve não seria de todo validada".

"O STTS repudia todas essas declarações e irá defender o seu bom nome em sede própria", afirmou, sublinhando que a greve foi validada pelo Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP) e que apenas o sindicato teria competência para a desconvocar, o que não aconteceu.

A sindicalista denunciou ainda que, nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira, muitos trabalhadores não participaram por as chefias negarem "reconhecer greves convocadas a partir do continente".

Casos de intimidação, ameaças de sanções e transferências de serviço foram também mencionados, com o STTS a considerar estas atitudes indignas.

"O Serviço Nacional de Saúde precisa de ser reconstruído e não dirigido desta forma", frisou.

De manhã, o STTS já tinha denunciado que estavam a registar-se impedimentos à greve, nomeadamente dos enfermeiros, em várias unidades de saúde do país.

A paralisação foi decretada para esta quinta-feira, entre 00h00 e as 23h59.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8