page view

Tiago Braga nomeado pelo Governo para presidente da Metro do Porto

Jorge Delgado saiu em fevereiro para a Secretaria de Estado das Infraestruturas.

24 de maio de 2019 às 16:32

O engenheiro Tiago Braga foi nomeado pelo Governo para ser o novo presidente do Metro do Porto, substituindo Jorge Delgado, que em fevereiro saiu para a Secretaria de Estado das Infraestruturas, disse esta sexta-feira à Lusa o Ministério do Ambiente.

Tiago Braga é, atualmente, administrador não executivo da empresa e junta-se na administração, na lista de nomes indicados pelo Governo e já analisados pela Comissão de Recrutamento e Seleção da Administração Pública (Cresap), a Pedro Azeredo Lopes (atualmente administrador executivo da empresa) e a Lúcia Lourenço.

Fonte oficial do Ministério do Ambiente acrescentou que Pedro Azeredo Lopes vai ficar com o pelouro financeiro da Metro do Porto, que terminou 2018 com um prejuízo de 95,7 milhões de euros, segundo revela a proposta da Assembleia Geral (AG) de 31 de maio, onde vão ser votados os órgãos sociais para o triénio 2019-2021.

Tiago Braga, Pedro Azeredo Lopes e Lúcia Moreira Leão Barbosa Lourenço são, assim, as três pessoas indicadas pelo Governo para a administração da Metro do Porto.

O Conselho de Administração da empresa será ainda composto por Marco Martins, presidente da Câmara de Gondomar, que se mantém como administrador não executivo, segundo proposta esta sexta-feira aprovada no Conselho Metropolitano do Porto (CmP).

O presidente da Câmara da Maia, António Silva Tiago, e a vereadora dos Transportes da Câmara do Porto, Cristina Pimentel, assumem igualmente funções não executivas na nova administração da Metro, de acordo com a deliberação do CmP.

O CmP indicou Luísa Salgueiro, presidente da Câmara de Matosinhos, para presidente da Assembleia-Geral da Metro do Porto.

Para o Conselho Fiscal, o CmP indicou como efetivo um elemento da Câmara Vila do Conde, cujo nome ainda não foi confirmado, e como suplente José Luís Ramos, da Câmara da Póvoa de Varzim.

A Assembleia-Geral eletiva da Metro do Porto está marcada para as 15h00 do dia 31 de maio.

A empresa está sem presidente do Conselho de Administração desde fevereiro, quando Jorge Delgado, que liderava a Metro do Porto desde 2016, tomou posse como secretário de Estado das Infraestruturas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8