page view
Imagem promocional da micronovela
MICRONOVELA

Herança de sangue Há heranças que não se escolhem.

Três casos de 'legionella' no hospital de Gaia

Doentes com idades compreendidas entre os 40 e os 70 anos.

31 de outubro de 2016 às 18:43

Três doentes com 'legionella', de idades entre os 40 e 70 anos, estão internados no Centro Hospitalar de Gaia/Espinho, informou esta segunda-feira a unidade, que garantiu não se tratar de um surto, mas da "distribuição sazonal" da doença.

"Nos últimos dez dias foram internados, no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, EPE, três doentes com diagnóstico de doença dos Legionários, com idades compreendidas entre os 40 e os 70 anos, residentes no concelho de Vila Nova de Gaia", refere comunicado daquela unidade.

Segundo o centro hospitalar, dois dos doentes encontram-se "clinicamente bem e o terceiro, internado no dia 30 de outubro, encontra-se estável".

No comunicado, o hospital garante que, tendo em consideração a informação disponível até ao momento, a situação "não se enquadra num surto, correspondendo à distribuição sazonal da doença".

Refere ainda que, "como é habitual neste tipo de situações, a equipa da Unidade de Saúde Pública local está a avaliar a situação, estando em curso a respetiva investigação epidemiológica".

"Até ao momento, para além do facto de os casos estarem concentrados no tempo e residirem no mesmo concelho, não foi encontrado mais nenhum fator em comum, nomeadamente exposição a fonte de infeção", assegura, acrescentando que "no entanto, a investigação ambiental prosseguirá".

O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia indica ainda que "a Autoridade de Saúde Regional e a Autoridade de Saúde Local estão a acompanhar a investigação epidemiológica que está a ser realizada localmente e, de acordo com a evolução da situação e a informação que entretanto venha a ser colhida, serão tomadas as medidas de prevenção e controlo consideradas necessárias".

"A doença dos Legionários apresenta-se habitualmente sob a forma de pneumonia, provocando um quadro clínico caracterizado por cansaço, febre, dores de cabeça, dores musculares e tosse", explica o hospital.

E acrescenta: "trata-se de uma doença rara que atinge preferencialmente pessoas idosas, fumadores, imunodeprimidos e pessoas com doenças crónicas".

Refere também tratar-se de uma "doença que pode ocorrer sob a forma de casos esporádicos ou surto, registando um maior número de casos habitualmente entre o fim do verão e o outono".

A doença do legionário, provocada pela bactéria 'legionella pneumophila', contrai-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Boa Tarde

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8