page view

Tubarão na Fonte da Telha

Anequim é comum na costa portuguesa. Não há registo de ataques a humanos.

22 de agosto de 2014 às 07:48

Pescadores da Fonte da Telha, em Almada, foram surpreendidos com o resultado de mais um dia de pesca. Junto de cavalas e outros peixes, um fez-se notar: cerca de um metro e uma força acima da média. Era um tubarão-anequim, espécie muito comum nas águas costeiras de Portugal.

"Não estávamos a contar com o tubarão. Veio junto de outros peixes, na rede de pesca, mas já estava moribundo. Mesmo assim, ainda abria e fechava a boca e mexia-se com muita força", conta Raimundo Silva, de 45 anos, pescador. O episódio aconteceu no início do mês, pelas 22h00. Raimundo e Armando são irmãos e, no período do verão, praticam a arte xávega, um tipo de pesca artesanal comum no mar da Costa da Caparica.

"Colocámos a rede a 500 metros da praia e recolhemos, com recurso ao trator", referiu Armando Silva, de 56 anos, acrescentando: "Como não tinha qualquer valor comercial e já estava quase morto, acabámos por deitá-lo fora." A espécie, segundo Élio Vicente, biólogo do Zoomarine, é das mais frequentes na costa portuguesa e não há registo de ataques a humanos.

Raimundo (esq.) e o irmão Armando capturaram tubarão

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8