Artista plástica portuguesa Marisa Benjamim vai distribuir a "Eau Florale" entre 29 de junho e 6 de julho na Dinamarca.
1 / 2
A bebida "Eau Florale", feita com flores, bagas e ervas aromáticas, vai ser distribuída pela artista plástica Marisa Benjamim no festival de música Roskilde, que começa a 29 de junho, na Dinamarca.
À porta do ateliê, uma loja de flores dá cor ao dia de Berlim. As coroas imperiais rosa são as preferidas de Marisa Benjamim, mas quando a artista plástica começou o dia de trabalho, ainda não tinham chegado ao bairro de Neukölln.
"Desenho com flores, seco flores e durante a semana vou apanhá-las, mas também compro com frequência", conta a artista plástica, a viver em Berlim desde 2010.
Chegou à cidade para fazer uma residência artística, e acabou por deixar-se ficar num ateliê pintado de branco, com uma porta envidraçada para a rua, onde se ouvem as conversas de quem passa.
"Tinha alguns amigos que já tinham vindo para Berlim, já tinha ouvido falar muito da cidade, então concorri a uma residência artística. Fiquei tão inspirada, algo que me faltava em Portugal. Estava a viver em Lisboa na altura, e sentia-me cada vez mais em baixo, não estava a conseguir fazer aquilo que queria", conta Marisa Benjamim.
Apesar de ter tirado o curso de Artes Plásticas na Escola Superior de Artes de Design das Caldas da Rainha, confessa que trabalhar em Portugal é "muito difícil, principalmente quando se sai da escola e não se está preparado".
Apesar de ter a base na capital alemã, admite que viaja muito, até porque, para um artista plástico, "não faz sentido ser de outra maneira". Em 2015 esteve no mercado de La Boqueria, em Barcelona, com o projeto "Floristaurant", que também levou à Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Riga 2018.
Foi a mesma curadora de Riga que a convidou a participar no programa de artes e debates do festival de música de Roskilde.
"Em Riga tinha uma instalação gigante de cinco metros que era incrível, com todos esses meus objetos que têm uma relação com a flor, e tinha feito a performance do 'Floristaurant', que servia flores às pessoas para elas comerem. Achei que não funcionava, então fiz uma proposta diferente. Durante dois ou três dias vou andar pelo festival, com uma bicicleta, a servir uma bebida feita de flores, bagas e ervas aromáticas que eu distribuirei pelas pessoas", conta Marisa Benjamim.
Num dos cadernos de esboços, vai mostrando o desenho do projeto de duas rodas, que vai levar aos festivaleiros que estejam no parque de campismo ou na cidade, com a bebida "Eau Florale".
"As plantas que vou usar na bebida são as que existem lá porque vai ser tudo feito na hora. Ainda não sei bem quais vou utilizar. Já tenho uma lista de plantas e flores da região, especialmente as selvagens. Vou ter uma base preparada de duas infusões, uma azul e outra vermelha, mas não sei se permanecerão essas cores porque tudo será feito na hora", explica a artista plástica.
Vegetariana, Marisa Benjamim assume-se "muito curiosa", por isso prova todas as flores antes de as preparar ou servir. No ateliê vai guardando coleções privadas e obras cuidadosamente preservadas já que, lembra, "muita desta arte é efémera".
"Vou sempre aos jardins todos. Jardins botânicos, aos campos, aos mercados e tento sempre comunicar com as pessoas, perguntar onde vão buscar vegetais tão bonitos. Tento sempre fazer uma ligação com as pessoas, para conseguir mais informações preciosas, aquelas que não se conseguem nos livros", assume, sublinhando que o trabalho que realiza faz parte de um longo processo de investigação.
A artista plástica portuguesa vai participar, nos próximos dias 05 e 06 de abril, no Simpósio "Taste and food Culture", no museu Tinguely, em Basileia, na Suíça, para falar sobre o sabor das flores.
Entre 29 de junho e 06 de julho, Marisa Benjamim vai estar em Roskilde, na Dinamarca, que teve a sua primeira edição em 1971.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.