page view

Vacinação sazonal contra gripe e Covid-19 arranca a 7 de setembro

Infarmed e DGS recomendaram a vacinação a todos os cidadãos. Graça Freitas salientou: "as vacinas salvam vidas".

02 de setembro de 2022 às 15:13

O plano de vacinação contra a 

 para a época de 2022/2023 vai arrancar no próximo dia 07 de setembro, anunciou a DGS esta sexta-feira.

Numa conferência de imprensa, em Lisboa, a Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) e a Direção-Geral da Saúde (DGS) recomendaram a vacinação a todos os cidadãos, e Graça Freitas acrescentou que "as vacinas salvam vidas".A Comissão Europeia aprovou, esta quinta-feira, duas novas vacinas contra a Covid-19 e a DGS adiantou que vão agora fazer parte do plano de vacinação. As novas vacinas incluem na sua composição as vacinas originais, contra a estirpe inicial do coronavírus e um suplemento contra a estirpe Ómicron e pretende estender-se a proteção contra as várias variantes. "As reações adversas a estas novas vacinas são as mesmas que as da vacina original" avançou o Infarmed. 

A campanha de vacinação de outono é dirigida a 3 milhões de pessoas e vai durar 100 dias. Vão haver 397 pontos de vacinação, em centros de saúde e centros de vacinação.

A diretora-geral da Saúde avançou que o agendamento será feito primeiramente para pessoas com mais de 80 anos e pessoas consideradas de risco. Os profissionais de saúde também serão preferencialmente vacinados. 

A DGS referiu ainda que acesso à vacinação não se vai resumir apenas ao agendamento, mas que vão haver períodos de casa aberta. "As pessoas que tiverem dificuldade em agendar podem recorrer ao regime de casa aberta".

Em atualização

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8