D. Manuel Clemente
Cardeal Patriarca de Lisboa
“A questão ecológica é hoje o primeiro problema para toda a Humanidade. Ou seja, a qualidade de vida, a qualidade do ar que se respira, a qualidade e a quantidade de água que se bebe, a agricultura, tudo isto tem uma premência enorme. Na verdade nós, enquanto Humanidade, protagonizamos um desenvolvimento enorme, do ponto de vista científico e das suas aplicações tecnológicas, mas nem sempre atendemos aos perigos que representa uma utilização pouco reflectida da natureza.
O Papa Francisco também incide nessa preocupação, pelas questões do ambiente, quando fala na organização do território e da administração como meio de garantir uma ecologia integral. Com os últimos incêndios, reparamos que, infelizmente, muitas das nossas populações, em alguns casos quase residuais, estão muito isoladas e que a acessibilidade é difícil, até para socorrer. Isso deve chamar-nos à atenção para o nosso território no seu conjunto, porque todos os portugueses têm de ser alvo de uma incidência positiva da organização e da gestão pública. E essa falha ficou evidenciada nos nossos territórios onde as pessoas estão mais isoladas”.
Deve chamar-nos à atenção para o nosso território no seu conjunto, porque todos os portugueses têm de ser alvo de uma incidência positiva da organização e da gestão pública