Impulsionador da Inteligência Artificial na Google sai da empresa arrependido por desenvolver a tecnologia
Geoffrey Hinton diz que abandonou a empresa para alertar as pessoas para o risco do desenvolvimento da Inteligência Artificial.
Geoffrey Hinton, um dos maiores responsáveis pelo desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA) na Google, saiu da empresa americana arrependido pelo trabalho que realizou.
"Consolo-me com a habitual desculpa de que se não fosse eu [a desenvolver a IA] outra pessoa o faria", disse Hinton ao New York Times.
O profissional da Google trabalhou na empresa sediada na Califórnia durante mais de uma década. Foi o responsável pelo avanço tecnológico que permitiu a criação de assistentes virtuais como o "ChatGPT".
Hinton teme o uso da IA por pessoas "mal-intencionadas". "É difícil saber como prevenir as pessoas com más intenções de usar [a IA] para coisas más. Comparem a IA há cinco anos com agora. É assustador", disse ao jornal norte-americano, reforçando que o desenvolvimento destes serviços será ainda mais trabalhado nos próximos anos.
Através de uma publicação no twitter, Geoffrey Hinton justificou que a renuncia ao cargo não se justifica com a possibilidade de poder criticar a Google, mas para alertar para os riscos da tecnologia - que a Google usa "de forma responsável".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt