Portugueses apostam na exploração espacial

Empresa nacional testa tecnologia espacial no Ártico.

01 de setembro de 2015 às 18:14
swipe, tekever, espaço Foto: Projeto Swipe
Partilhar

Portugal deve apostar na exploração espacial?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

Portugal deve apostar na exploração espacial?

A Tekever, uma multinacional portuguesa que se dedica ao desenvolvimento tecnológico, vai utilizar as ilhas Svalbard, na região do Círculo Polar Ártico entre a Noruega e o Polo Norte, para testar equipamentos com vista à exploração de planetas. O projeto foi baptizado de Swipe, vai ser testado já no final deste mês e consiste na utilização de uma rede de sensores wireless para recolher informações fora da atmosfera terrestre.

Pub

"Antes do envio de uma missão espacial com seres humanos torna-se necessário recolher informação sobre a superfície do planeta a explorar, largando sobre esta várias redes de sensores que recolhem informação, a processam e enviam para a Terra", explicou Ricardo Mendes, administrador do grupo Tekever, em comunicado.

A tecnologia testada pela Tekever no Círculo Polar Ártico, se funcionar como previsto, vai permitir analisar poeiras, partículas, temperatura, radiação e luminosidade noutros planetas. O desenvolvimento deste projeto de investigação exigiu um investimento de cerca de dois milhões de euros que, segundo a empresa de tecnologia portuguesa, foram "em parte financiados por fundos comunitários".

Pub

Além da multinacional portuguesa estão envolvidas no projeto Swipe a empresa espanhola Arquimea, a francesa Astrium, a Universidade de Leicester, no Reino Unido, e a empresa italiana Consortium for Research in Automation and Telecommunications.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar