Proteja-se das apps que o espiam
Investigadores detetam apps que espiam utilizadores.
Parece que há um preço a pagar pelas aplicações Android em que o download é gratuito: a privacidade. Segundo dados recolhidos pelo centro francês de investigação Eurecom, algumas apps Android estão secretamente ligadas a milhares de sites de publicidade e de tracking de informação, sem o conhecimento do utilizador.
A equipa do Eurecom fez o download de mais de duas mil apps da Google Play Store, para testar a que sites as aplicações se tentavam ligar. Num relatório, Luigi Vigneri, que lidera a equipa de investigação, revela que foram encontrados "vários exemplos de comunicações agressivas a sites já associados a atividade de malware e de vírus".
Parece que há um preço a pagar pelas aplicações Android em que o download é gratuito: a privacidade. Segundo dados recolhidos pelo centro francês de investigação Eurecom, algumas apps Android estão secretamente ligadas a milhares de sites de publicidade e de tracking de informação, sem o conhecimento do utilizador. A equipa do Eurecom fez o download de mais de duas mil apps da Google Play Store, para testar a que sites as aplicações se tentavam ligar. Num relatório, Luigi Vigneri, que lidera a equipa de investigação, revela que foram encontrados "vários exemplos de comunicações agressivas a sites já associados a atividade de malware e de vírus".
Como resolver o problema
Dez por cento das apps testadas pelo Eurecom ligavam-se a 500 ou mais hiperligações de publicidade. Aplicações populares como o Eurosport Player ou o RunKeeper estão ligadas a mais de 800 sites. Ainda assim, ambas têm o estatuto Top Developer da Google, um rótulo que supostamente garante o selo de qualidade.
Luigi Vigneri e a equipa mostram o que os utilizadores podem fazer para combater este comportamento abusivo. Desenvolveram a sua própria aplicação chamada NoSuchApp, que vai estar disponível gratuitamente.
A recém-criada app controla o comportamento das outras aplicações e deteta sempre que uma app instalada esteja a tentar chegar a contacto com websites menos amigáveis. A NoSuchApp deverá ser lançada em breve na Google App Store.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt