page view

Bruxelas investiga Grok devido à polémica com fotografias de menores alteradas por IA. Musk promete punir culpados

Além da Comissão Europeia, os reguladores de vários países estão a averiguar o que se passa nos meandros da plataforma.

07 de janeiro de 2026 às 01:30

Bruxelas já está a analisar “muito seriamente” a nova polémica ligada ao 'bot' de conversação Grok, que tem sido usado para remover, com recurso a Inteligência Artificial, a roupa de menores em fotografias partilhadas na plataforma. Elon Musk - dono da empresa responsável pela ferramenta, a xAI - já reagiu, garantindo que as imagens serão eliminadas e que os responsáveis serão punidos.  

Em conferência de imprensa, Thomas Regnier, porta-voz da Comissão Europeia (CE) avançou que o executivo comunitário já tem conhecimento de que a plataforma está a ser usada para gerar imagens de teor explícito com aspecto infantil e reiterou que tais conteúdos são "ilegais". "Isto é chocante. Isto é repugnante. Não há lugar para isto na Europa", declarou o porta-voz à Euronews. Além da CE, outros reguladores e autoridades de outros países - como Reino Unido, França, Malásia e Índia - também estão a investigar o caso. 

Em resposta às acusações, a plataforma diz que já tomou medidas, ao remover conteúdos e contas envolvidas, e até o próprio patrão veio a público oferecer garantias. Musk admitiu mesmo agir contra os utilizadores que fizerem este tipo de pedidos ao Grok. “Qualquer pessoa que use o Grok para criar conteúdo ilegal sofrerá as mesmas consequências como se tivesse publicado conteúdo ilegal”, afirmou Musk numa publicação partilhada no X.

Em dezembro do ano passado, a Comissão Europeia aplicou com uma multa de 120 milhões de euros à rede social X, por violar as suas obrigações de transparência ao abrigo do Regulamento dos Serviços Digitais (DSA, na sigla em inglês).

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8