page view

Elon Musk processa criador do ChatGPT

Multimilionário investiu dinheiro para que a inteligência artificial fosse usada em benefício da Humanidade.

03 de março de 2024 às 01:30

Elon Musk está a processar a OpenAI – dona do ChatGPT – e os seus cofundadores, Sam Altman (CEO) e Greg Brockman, por falharem aos seus compromissos iniciais, acordados contratualmente.

O multimilionário terá doado 40,6 milhões de euros à empresa ao longo de vários anos para que esta desenvolvesse inteligência artificial (IA) para “o benefício da humanidade” e “não para potenciar lucros privados”, lê-se na queixa apresentada.

Musk dá o exemplo do GPT4 – que tem data de lançamento previsto para dia 14 deste mês – e que, segundo ele, é já uma ferramenta com “um nível de inteligência artificial que pode ser igual ou superior à inteligência humana” que está a ser usada para “maximizar os lucros da Microsoft”.Elon Musk é um dos signatários da carta lançada no ano passado a pedir uma pausa nos desenvolvimentos de IA, que permita compreender melhor o impacto dos avanços que estão a ser feitos. Em várias ocasiões tem dito que considera a inteligência artificial “uma das maiores ameaças à vida humana”.

Bill Gates investiu milhares de milhões de dólares na OpenAI e começou a usar inteligência artificial para realizar o que descreve como “tarefas rotineiras” e o valor de mercado da Microsoft disparou.

O fundador da Tesla e atual dono do X (ex-Twitter) quer que o tribunal clarifique se modelos avançados de IA devem ser entendidos como inteligência artificial geral e se podem ser licenciados para obtenção de lucro.

Pretende ainda saber junto do tribunal se pode ser ressarcido das doações que fez para fins de investigação pública a um projeto que está agora a ser usado para outros fins que não aqueles que foram contratualizados.

Elon Musk é um dos signatários da carta lançada no ano passado a pedir uma pausa nos desenvolvimentos de IA, que permita compreender melhor o impacto dos avanços que estão a ser feitos. Em várias ocasiões tem dito que considera a inteligência artificial “uma das maiores ameaças à vida humana”.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8