Nomeação surge no ano em que a sua empresa de carros elétricos, a Tesla, se tornou a mais valiosa do mundo.
Elon Musk nomeado personalidade do ano pela revista Time
O norte-americano Elon Musk, dono da Tesla e da SpaceX e o homem mais rico do planeta, foi esta segunda-feira nomeado personalidade do ano pela revista Time, mas, longe de gerar unanimidade, desperta tanto admiração como duras críticas.
Com uma fortuna estimada pela revista Forbes em mais de 260 mil milhões de dólares, Musk, de 50 anos, terá deixado a sua impressão digital em 2021, tanto pelos seus sucessos empresariais como pelas suas intervenções na rede social Twitter.
"A personalidade do ano é um indicador de influência", escreve num editorial o diretor da Time, Edward Felsenthal.
"Poucas pessoas têm tanta influência como o senhor Musk sobre a vida na Terra e potencialmente também sobre a vida fora da Terra", acrescentou.
Com a empresa de exploração espacial SpaceX, que fundou em 2002, teve uma série de êxitos, desde um contrato exclusivo assinado com a NASA para construir o próximo módulo de alunagem da Agência Espacial Norte-Americana até à primeira missão orbital da História sem qualquer astronauta profissional a bordo.
"O objetivo global é permitir que a vida se desenvolva em vários planetas e transformar a humanidade numa civilização espacial", afirmou Musk na entrevista concedida à Time.
"O próximo grande objetivo é construir uma cidade autónoma em Marte e para lá transportar animais e criaturas terrestres -- um pouco como uma arca de Noé do futuro", acrescentou o empresário de origem sul-africana, naturalizado canadiano e depois norte-americano.
A Tesla, que Musk dirige desde 2008, também teve um ano de expansão, continuando a dominar o muito cobiçado mercado de veículos elétricos.
Em Wall Street, a empresa juntou-se em outubro ao clube muito restrito dos grupos que valem mais de um bilião de dólares na bolsa e entregou, no terceiro trimestre do ano, mais de 240.000 veículos - um recorde.
"O nosso objetivo com a Tesla sempre foi servir de exemplo à indústria automóvel, esperando que os outros construtores também fabriquem veículos elétricos para acelerar a transição para tecnologias duráveis", disse Musk.
A boa saúde da Tesla no mercado das ações beneficiou igualmente a conta bancária do multimilionário, que recentemente se comprometeu a vender 10% da sua participação na empresa, depois de ter feito uma sondagem junto dos seus seguidores no Twitter.
Elon Musk, que já se desfez de mais de 11 milhões de ações da Tesla, deverá usar uma parte dos lucros da venda para pagar os seus impostos.
Grande fã da rede social Twitter, onde tem mais de 66 milhões de seguidores, Musk utiliza-a bastante para se expressar, a maior parte das vezes para partilhar 'memes' e piadas, mas também para partilhar as suas opiniões.
"A sua personalidade é tão controversa como a sua visão", escreve Felsenthal no editorial, observando que Musk "parece deleitar-se com polémicas e provocações agressivas nas redes sociais".
O empresário não hesita em atacar os seus rivais, em particular Jeff Bezos, o fundador da gigante do comércio 'online' Amazon, reagindo a um 'tweet' dele com um 'emoji' representando uma medalha de prata (tradicionalmente atribuída ao segundo melhor numa competição).
A Bernie Sanders, senador do Estado do Vermont e ex-candidato à nomeação como candidato presidencial do Partido Democrata norte-americano, que sugeria um aumento de impostos para os mais ricos, Elon Musk respondeu recentemente: "Estou sempre a esquecer-me de que o senhor ainda é vivo".
Musk também usou o Twitter para elogiar a Dogecoin, uma criptomoeda de origem paródica, contribuindo para aumentar o respetivo preço.
Quanto à Bitcoin, no entanto, voltou atrás: depois de anunciar que a Tesla aceitaria pagamentos na mais famosa das criptomoedas, recuou, apontando o impacto ambiental da mineração da Bitcoin (técnica de criação da criptomoeda).
A inteligência artificial e as neurotecnologias são outros temas da predileção do empresário no Twitter.
Musk também apareceu no pequeno ecrã em maio para apresentar uma emissão do célebre programa de entretenimento "Saturday Night Live", na estação televisiva norte-americana NBC, altura em que revelou ter síndroma de Asperger, uma doença do espectro do autismo.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.