page view

Filas à porta das lojas Apple acabaram

Marca da maçã quer promover as vendas online.

08 de abril de 2015 às 10:58

Costuma fazer compras online?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

Costuma fazer compras online?

Acabaram as longas filas de fãs a acampar à porta das lojas da Apple, nos dias anteriores ao lançamento de novos produtos. A marca da maçã enviou um memorando interno a pedir aos empregados que incentivem a compra na Apple Store.

"Isto é uma mudança significante de mentalidade e nós precisamos da vossa ajuda para que aconteça. Digam aos vossos clientes que temos mais produtos online e mostrem-lhes como é fácil encomendar. Vão fazê-los felizes", lê-se no documento.

Para adquirir um Apple Watch nas lojas, ou até experimentá-lo, o cliente vai ter de fazer uma marcação prévia, na qual define logo qual o modelo e bracelete pretendidos. Mesmo assim, indo à loja, o cliente não vai sair de lá na hora com este novo relógio no pulso. O funcionário da Apple que o atender vai encomendá-lo online e depois este será enviado para casa. Nos EUA, ao contrário do Reino Unido, o cliente tem a possibilidade de levantar o dispositivo na loja, consoante o stock.

O Apple Watch começa a ser vendido a 24 de abril, mas as pré-encomendas começam já sexta-feira, dia 10, nos países que integram a primeira vaga de vendas. Portugal não faz parte desta lista.

Má imagem e o 'mercado cinzento'

Desde 2007, que em todos os lançamentos da Apple há filas à porta das lojas durante dias. A marca pensa que esta situação não dá uma boa imagem, especialmente quando ocorrem lutas entre clientes, assim como o facto de chegar a um ponto em que falta o stock para responder a tanta procura.

A Apple quer mostrar aos clientes que ao comprarem online evitam a confusão e a desilusão de já não obterem o equipamento na hora. Desta forma, podem esperar comodamente sem preocupações, sendo uma medida que vão também adotar com o novo MacBook e todos os novos produtos.

A marca quer também acabar com o 'mercado cinzento' que se gera nos primeiros dias de vendas. Este é criado por pessoas que compram os dispositivos nos países que os recebem primeiro e depois revendem-nos noutros países no mercado negro. Esta é uma prática comum na China, por exemplo.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8