Versão “a pilhas” do citadino francês chega ao mercado português este mês.
Pequeno, ágil e orientado para a cidade, o pequeno citadino francês apresenta-se agora numa versão totalmente eléctrica, "bebendo" muito daquilo que levou ao sucesso comercial do Renault Zoe, o eléctrico mais vendido da Europa em 2020.
Este é o sétimo automóvel totalmente eléctrico da Renault e conta com uma evolução notável e distinta face aos restantes, uma vez que equipa um sistema de refrigeração líquida para as baterias, ao contrário dos seus antecessores, que contavam com refrigeração a ar.
O que mudou na imagem?
Por dentro, conta com possibilidades de personalização quase infinitas, mas apresenta plásticos algo duros e um painel de instrumentos com mostradores analógicos que acabam por ser algo antiquados. Porém, destaca-se o ecrã de 7’’ ao centro, onde podemos ver e controlar todas as funções multimédia, e a fácil integração com o smartphone (Apple ou Android).
Mas se em termos visuais a imagem não difere muito do Twingo de motor a combustão que já conhecíamos, é em andamento que esta versão movida a electrões faz toda a diferença.
Silencioso, ágil e muito eficaz
Equipado com um motor eléctrico (montado na traseira) que produz 82 cv, o Twingo Electric acelera dos 0 aos 100 km/h em 12,9 segundos e chega aos 135 km/h de velocidade máxima. Estes registos não impressionam, mas chegam para o Twingo "sobreviver" a algumas incursões por autoestrada, ainda que o seu "habitat natural" seja, naturalmente, a selva urbana.
Aí, consegue recuperações interessantes e consumos médios ainda melhores. Durante o nosso teste, com passagens por autoestrada, cidade e estradas secundárias, o Twingo alcançou uns impressionantes 12,3 kWh/100 km de média. Quanto à autonomia, ronda os 190 quilómetros anunciados pela marca francesa, ainda que este número possa crescer para perto dos 240 quilómetros num percurso exclusivamente citadino.
Não suporta carregamentos rápidos
O Twingo Electric apresenta-se com um carregador muito versátil que possibilita que possam ser feitas cargas entre 2 e 22 kW em corrente alterna (AC) e isso permite-lhe tempos de carga muito reduzidos: 1,5 horas para um carregamento completo. Contudo, e apesar de oferecer uma potência de carga AC tão elevada, não suporta carregamentos rápidos - DC (corrente contínua).
Vale a pena?
Graças ao facto de contar com tração traseira, quase não se sentem vibrações na direcção e isso, a juntar ao silêncio desta versão, oferece-nos uma experiência de condução muito suave. Contudo, e uma vez que a afinação é algo "seca", o conforto acaba por sair prejudicado em pisos em mau estado, em benefício de uma maior estabilidade em estrada.
Esta é, sem dúvida, uma alternativa a considerar para quem procura um citadino eléctrico "poupado", que com os incentivos fiscais no nosso país pode ficar abaixo dos 20 mil euros. As entregas arrancam em Janeiro de 2021.
Ficha Técnica
Motor Eléctrico: Montado na traseira
Potência Máxima: 82 cv (60 kW)
Binário Máximo: 160 Nm
Bateria: 21,4 kWh
Autonomia: 190 km (WLTP)
Velocidade Máxima: 135 km/h 0-100 km/h: 12,9 s Consumo Médio: 16 kWh/100 km
Preço desde: 22.000 euros
+ Consumos: Os 12,3 kWh de média neste ensaio mostram que este é um eléctrico eficaz
- Carregamento: Não permite carregamento rápido DC (corrente contínua)
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.