page view

Sonda espacial "toca" pela primeira vez no Sol ao "entrar" na coroa

NASA realça que pela primeira vez uma sonda espacial entrou numa região onde os campos magnéticos são suficientemente fortes para dominar o movimento das partículas energéticas.

14 de dezembro de 2021 às 21:49

Pela primeira vez uma sonda espacial "tocou" no Sol ao voar através da camada mais externa da atmosfera da estrela, a coroa, anunciou esta terça-feira a agência espacial norte-americana NASA, que em 2018 lançou a sonda Parker Solar Probe.

"Ao voar tão próximo do Sol, a Parker Solar Probe detetou condições na corona que antes não podíamos", afirmou, citado em comunicado, o astrofísico da NASA Nour Raouafi, acrescentando que foi possível ver a sonda a circular "através de estruturas coronais que podem ser observadas durante um eclipse solar total".

A NASA realça que pela primeira vez uma sonda espacial entrou numa região onde os campos magnéticos são suficientemente fortes para dominar o movimento das partículas energéticas.

A agência espacial norte-americana lançou em 2018 a Parker Solar Probe para estudar mais de perto o Sol.

A primeira passagem pela coroa, que durou apenas algumas horas, é uma das muitas previstas durante a missão.

Da camada mais externa da atmosfera da estrela, que é mais quente do que superfície, "saem" partículas energéticas, sobretudo eletrões e protões, que podem afetar as comunicações e satélites.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8