page view

WhatsApp bloqueado no Brasil

Esta é já a terceira decisão do género no país.

02 de maio de 2016 às 16:28

O serviço de mensagens instantâneas WhatsApp, detido pelo Facebook, foi bloqueado no Brasil durante 72 horas. 

A decisão foi tomada pelo juiz da comarca de Lagarto, no estado de Sergipe, a 26 de abril e está a ser aplicada esta segunda-feira pelas operadoras de telefone fixo e móvel.

Segundo noticia a Folha de São Paulo, as operadoras TIM, Oi, Vivo, Claro e Nextel já confirmaram que vão acatar a ordem da Justiça para não pagarem as pesadas multas diárias associadas ao incumprimento da decisão. 

Esta não é a primeira vez que tal acontece no Brasil: em dezembro, a mesma aplicação foi alvo de uma investigação criminal que determinava que o WhatsApp não funcionasse durante 48 horas, mas o bloqueio não foi cumprido até ao fim. Em fevereiro, outro juiz, desta feita do Piauí, tentou voltar a bloquear a app, mas a decisão foi suspensa pelo Tribunal de Justiça local antes de ser colocada em prática. 

A punição surge como represália da Justiça contra a aplicação comprada por Mark Zuckerberg, que se recusou a quebrar o sigilo de dados e revelar o que tinha sido enviado por pessoas que estavam a ser investigadas criminalmente.

Recorde-se que o WhatsApp é uma aplicação para smartphones que permite enviar mensagens instantâneas de texto, voz ou multimédia entre utilizadores de forma gratuita. No mês passado, a aplicação passou a adotar criptografia para proteger as mensagens enviadas pelos seus utilizadores.

Nem o WhatsApp, nem o Facebook se pronunciaram, até ao momento, sobre a decisão. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8