Alphabet já vale mais de quatro mil milhões

Ações dispararam depois da Apple ter escolhido o Gemini como base para os seus modelos de inteligência artificial

14 de janeiro de 2026 às 01:30
google, tecnológica Foto: Nurphoto
Partilhar

Depois de ter crescido 65% em 2025 e de a Apple ter escolhido o Gemini como base para os seus modelos de inteligência artificial, a Alphabet, empresa detentora da Google, começou o ano a valer mais de 4 mil milhões de dólares.

A entrada da Alphabet para o restrito grupo dos quatro biliões de dólares - tornando-se a quarta companhia do universo tecnológico a consegui-lo, atrás da Nvidia, da Microsoft e da Apple, acontece após um ano (2025) em que teve um dos melhores desempenhos na bolsa de Wall Street, com a maior subida registada desde o pós-crise de 2009, em que as suas ações duplicaram de valor. O jornal The Guardian refere que a recente valorização da Alphabet foi ajudada pela “desilusão” dos investidores no lançamento da nova versão do ChatGPT, o GPT-5, que fez com que a OpenAI ficasse para trás.

Pub

Mas esta não é a única explicação. Em entrevista à CNBC, os responsáveis da Apple explicaram que a tecnologia da Google oferece a “base mais capaz” para servir o desenvolvimento dos seus projetos em IA. Os novos modelos vão continuar a ser usados em dispositivos da Apple. 

Quanto à escolha do Gemini em vez dos modelos da concorrência, os especialistas consideram que os avanços tecnológicos desta ferramenta são “subestimados” em comparação com os do ChatGPT e que a Google “tem a pegada maior em várias camadas do mercado de tecnologia de IA”. Outros analistas lembram que 70% dos usuários da Google Cloud recorrem aos seus modelos de IA, adicionando que “a Google tem o chip, a capacidade de infraestrutura e o modelo para responder à crescente procura”.

O The Guardian aponta para o facto da Google responder constantemente ao mercado com uma série de lançamentos de produtos novos, inclusive uma nova versão do Gemini e do gerador e editor de imagens Nano Banana.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar