Euronews vai custar 1 milhão por ano à RTP

Contrato com a estação pública tem duração de dois anos e “condições mais vantajosas”.

27 de maio de 2017 às 09:43
Euronews, RTP, contrato, canal público, governo, televisão Foto: Getty Images
Partilhar

A RTP não revela quanto vai pagar pelo serviço da Euronews em português nos próximos dois anos. Contudo, o CM sabe que este deverá rondar um milhão de euros por ano, tendo em conta que houve uma ligeira redução do valor anterior: 1,8 milhões.

O Ministério da Cultura, que detém a pasta da comunicação social, anunciou esta semana a renovação do contrato com o projeto televisivo pan-europeu de notícias, para distribuir o sinal através da sua antena e manter o serviço em língua portuguesa, "em condições mais vantajosas do que as anteriores".

Pub

A partir de agora, o novo modelo da Euronews conta com legendas, notícias, títulos e oráculos totalmente em português, 24 horas por dia. O canal está disponível também nas operadoras de TV por subscrição. No total, a Euronews disponibiliza 37 serviços em diferentes línguas para todo o Mundo. Atualmente, 3,5 mil milhões de pessoas têm acesso a este serviço.

Mas, além de renovar o contrato com a Euronews, a RTP aderiu também ao projeto Africanews - com um ano de existência -, que contará a partir de agora com colaboração da RTP África no desenvolvimento de conteúdos. O Africanews é o primeiro canal multilingue pan-africano que oferece uma cobertura noticiosa sobre o que se passa nos países africanos e no Mundo. Está disponível em 37 países da África Subsaariana e é uma subsidiária da Euronews, 100% financiada através de publicidade e distribuição.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar