Impala despede mais de 50 trabalhadores e fecha revista 'VIP'
Grupo de media avançou com despedimento coletivo depois de ver recusado pedido para entrar em regime de layoff.
O grupo Impala, que detém as revistas ‘Nova Gente’, ‘VIP’, ‘Maria’ e ‘TV7 Dias’, avançou com um processo de despedimento coletivo. Segundo apurou o CM, vão ser dispensados 54 trabalhadores das várias publicações, sendo que a ‘VIP’ encerrou definitivamente, apesar de a empresa manter o título.
As revistas de culinária do grupo também poderão estar em risco de acabar.
O CM sabe ainda que a Impala decidiu avançar com esta medida depois de ter visto recusado o pedido para entrar em regime de layoff, por ter iniciado um Processo Especial de Revitalização (PER) na Segurança Social. E só é possível as empresas acederem a este apoio do Estado se não tiverem dívidas na Segurança Social.
O grupo liderado por Jacques Rodrigues também foi excluído do plano de apoio aos media, tendo já pedido esclarecimentos ao Presidente da República, à ministra da Cultura, ao secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, à ERC e à Associação Portuguesa de Imprensa sobre o critério de distribuição das verbas para a compra de publicidade institucional pelo Estado.
Contactada pelo CM, Paula Rodrigues, diretora-geral de publicações da Impala, não quis fazer comentários.
Sofia Branco, presidente do Sindicato dos Jornalistas, garantiu ao CM que a situação está a ser acompanhada a nível jurídico, apesar de ainda não saber precisar "quantos jornalistas estão envolvidos".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt