Irlanda quer usar taxa para financiar media

Partido conservador quer pôr tecnológicas a pagar licença da televisão estatal.

04 de maio de 2019 às 01:30
Redes Sociais Foto: Reuters /Kacper Pempel
Facebook Foto: Direitos Reservados
Google

1/3

Partilhar

Fianna Fáil, o partido conservador irlandês, quer avançar com um imposto sobre as receitas de publicidade dos gigantes tecnológicos, como Facebook e Google, de forma a travar a crise que afeta as empresas de media do país.

Esta semana, Timmy Dooley, porta-voz do partido, disse que as receitas provenientes desta taxa digital poderiam mesmo ser utilizadas para custear a licença da televisão pública irlandesa, o equivalente à contribuição audiovisual que os portugueses pagam na fatura da eletricidade.

Pub

Dooley defende que, face ao facto de as multinacionais norte-americanas terem absorvido grande parte do investimento publicitário, esta seria uma forma de compensarem as empresas que mais sofreram com isso.

"Devemos certificar-nos de que Googles, Facebooks e Twitters contribuem para o distorcido mercado que criaram", diz Dooley. E acrescenta ainda: "É sabido que as plataformas digitais se apoderaram da grande fatia das receitas comerciais que serviam para financiar o jornalismo independente."

Pub

O representante do Fianna Fáil diz ainda que deveria ser o grupo público de radiotelevisão irlandês a apresentar esta proposta, que pode igualmente ser aplicada à imprensa, na Comissão Europeia.

Em março, o Parlamento português chumbou a proposta do BE de um imposto de 3% sobre certos serviços digitais, que resultaria numa receita entre 60 a 100 milhões de euros para financiar os media nacionais.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar