Morreu defensor da liberdade

Em câmara ardente na Igreja de São João de Deus, em Lisboa, até às 15h00 de hoje, hora em que será realizada uma missa, o féretro de Mário Bettencourt Resendes rumará ao cemitérios dos Olivais, às 15h45, onde será cremado após receber a última homenagem de amigos, colegas e admiradores.

03 de agosto de 2010 às 00:30
Morreu defensor da liberdade Foto: Natália Ferraz
Partilhar

Mário Bettencourt Resendes, director do ‘Diário de Notícias’ (DN) de 1992 a 2003, e seu actual Provedor do Leitor, faleceu aos 58 anos, vítima de cancro. Os primeiros sintomas da doença manifestaram-se há 14 anos. O jornalista, e professor no Instituto Superior de Comunicação Social, era um dos comentadores políticos mais presentes na televisão e na rádio. Membro do conselho director do Centro Europeu de Jornalismo, era também porta-voz do Movimento Informação é Liberdade (MIL), interlocutor em processos de discussão de matérias de interesse para a classe dos jornalistas, como a auto-regulação e o acesso à profissão.

António José Teixeira, director da SIC Notícias, canal onde o jornalista era comentador, defende que a 'marca mais forte' que Mário Bettencourt Resendes deixou foi o seu 'combate pela liberdade'.

Pub

Medeiros Ferreira, professor universitário e ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, recorda o 'amigo' e 'grande director do ‘DN’' que foi Bettencourt Resendes: 'Nunca o vi ressentido nem invejoso com o êxito de alguém. Lutou até ao fim com dignidade'.

Solidário com a família enlutada do jornalista, o Presidente da República enviou uma mensagem de condolências onde expressava o 'pesar' pela morte de Bettencourt Resendes. Cavaco Silva elogiou o 'longo percurso do profissional como jornalista e comentador político' e enquanto professor de jornalismo que 'granjeou o respeito e o reconhecimento do público'.

Santana Lopes, em comunicado, expressou 'grande tristeza' pela morte do jornalista.

Pub

PERFIL

Mário Bettencourt Resendes nasceu em Ponta Delgada, Açores. Frequentava o 5.º ano de Gestão de Empresas e Economia quando o 25 de Abril o levou a estagiar no ‘DN’. Estudou Jornalismo em Paris.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar