Produtores lusos em dificuldades

Associação diz que os seus associados só trabalham para três clientes.

01 de dezembro de 2014 às 11:24
filmes, produtores Foto: Getty Images
Partilhar

A Associação de Produtores Independentes de Televisão (APIT) está preocupada com a atual situação do mercado. "Os produtores ligados à RTP 2 estão a passar por um período complicado", explica ao CM Susana Gato, secretária-geral da associação. Isto porque o canal não está a adquirir formatos originais, diz a APIT.

"A isto acresce o facto da RTP 1 ter a sua produção muito concentrada num número restrito de produtores e uma grelha sem diversidade de géneros, o que, obviamente, limita o trabalho de muitos associados", diz. A piorar o cenário está a proposta da RTP para adquirir a Liga dos Campeões, já que caso vença o concurso da UEFA a RTP irá pagar 15 milhões que não serão investidos em outro tipo de conteúdos. "É inadmissível a utilização de verbas tão elevadas para a emissão de jogos de futebol que o mercado, comprovadamente, absorveria", defende a APIT. Susana Gato considera ainda que "o mercado é pequeno", uma vez que os produtores independentes contam basicamente com três clientes [RTP 1, SIC e TVI]". Mas a TVI, por ter a produtora Plural, faz "toda a ficção por aí e não contratam fora".

Pub

Entretanto, a APIT aguarda os resultados dos concursos do Instituto do Cinema e do Audiovisual. Das 901 propostas apresentadas, 24 vão ter apoio.

Os produtores independentes esperam também uma resposta do conselho de conteúdos da RTP: "solicitámos o que pretendem obter, que tipo de conteúdos, de produções", explica ainda a secretária-geral da APIT. 

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar