Publicidade na TV sobe 13,8% em 2014

Televisão fica com 73,5% do montante despendido pelos anunciantes.

26 de janeiro de 2015 às 08:43
25-01-2015_20_41_52 44 mercado TV.jpg Foto: iStockphoto
Partilhar

Costuma estar atento aos anúncios na TV?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

Costuma estar atento aos anúncios na TV?

O investimento publicitário em Portugal cresceu 13,8% no ano passado, revelam os dados a preços de tabela (que não incluem os descontos feitos pelos meios) da MediaMonitor.

Pub

Entre janeiro e dezembro, a televisão foi o meio em destaque, ao ficar com 73,5% do total, registando um crescimento de 16,4% face a 2013.

Entre os canais generalistas, o domínio é da TVI, que ficou com uma quota de mercado de 36,4%, mais do que os 20,9% da SIC e os 9,8% da RTP. Ou seja, os canais cabo receberam 6,4% do total.

Pub

A imprensa, por seu lado, viu o investimento aumentar em 1%, tendo captado 9,6% do bolo publicitário. Segue-se a internet, com uma quota de mercado de 7,6% (recebeu mais 16,3%). A publicidade exterior tem uma quota de 5,1% (subida de 6,8%), mais do que os 4% da rádio (cresceu 9,9%). Já o cinema recebeu menos 1,5% e capta apenas 0,3% do investimento total.

A preços reais, nos primeiros nove meses do ano, todos os grupos cotados em Bolsa captaram mais investimento. A Media Capital (dona da TVI) viu a publicidade subir 14% (81,4 milhões de euros), a Cofina (CM) recebeu mais 5,7% (26,6 milhões) e a Impresa (SIC) captou mais 5,4% (85,1 milhões).

-----

Pub

Não deixe de nos seguir no Facebook.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar