RTP ultrapassa limite de anúncios

Televisão pública falha nos seis minutos de publicidade.

26 de junho de 2015 às 08:12
Guilherme Costa Foto: Mariline Alves
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A RTP ultrapassou, em 2011 e 2012, ainda sob a liderança de Guilherme Costa, os limites reservados à publicidade comercial, revelam as auditorias ao grupo público divulgadas pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC).

A auditora Gaspar Castro, Romeu Silva&Associados, detetou, em 2011, o incumprimento do limite de seis minutos reservados a publicidade na RTP 1. Já o auditor Pedro Roque encontrou, em 2012, 259 situações em que o limite foi ultrapassado e não as 23 situações declaradas nos relatórios bimestrais de cumprimentos do protocolo RTP/SIC/TVI.

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O regulador dos media diz que os "limites visam impedir a distorção da concorrência entre operador público e privados".

As auditorias ao grupo público detetaram ainda outras irregularidades, nomeadamente no que diz respeito à legendagem em teletexto. Os auditores falam em incumprimento em 25 semanas (é obrigatória a emissão de, pelo menos, 10 horas semanais de programas dos géneros de ficção e documentários com legendagem através de teletexto).

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As auditoras detetaram também incumprimentos na duração do programa do provedor. Nos dois anos referidos, o formato contabilizou uma duração inferior à imposta. O que a RTP justificou com períodos de férias e questões de programação.

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