Sexo e violência na Roma Antiga

Produzida pela HBO e a BBC, ‘Roma’ é uma obra-prima escandalosa. A estreia no Reino Unido foi seguida de polémica.

20 de janeiro de 2006 às 00:00
Sexo e violência na Roma Antiga Foto: d.r.
Partilhar

A 2: estreia dia 30 a série ‘Roma’, primeira co-produção entre a norte-americana HBO e a britânica BBC, e que já é considerada a revelação de 2005. Trata-se de um drama épico que retrata a morte da república e o nascimento do Império Romano com uma visão moderna e quase gongórica, onde os elementos mais crus da História são recuperados com imagens excessivas e ousadas. A escravatura, a solidão, a lascívia e a traição são apenas temas secundários que ilustram uma grande produção, considerada “um festim para os olhos” pelos críticos da revista norte-americana ‘TV Guide’.

Só para ter uma ideia, o guarda-roupa, idealizado pelo designer April Ferry, obrigou à criação de quatro mil peças, das quais 2500 foram usadas nos dois primeiros episódios. Nenhum pormenor foi deixado ao acaso, e a produção mandou fazer na Bulgária 1250 pares de sapatos e sandálias, assim como moedas romanas, com o cunho de Júlio César. No dia mais longo de filmagens, ‘Roma’ contou com 750 figurantes e 40 cavalos em cena. A série, em doze episódios, recebeu duas nomeações para os Globos de Ouro – uma na categoria de melhor série dramática de televisão e outra na de melhor actriz em série dramática, para Polly Walker.

Pub

No entanto, apesar dos cuidados estéticos, a violência com que a história é contada chocou alguns espectadores. A estreia, no Reino Unido, foi seguida de seis mil chamadas para a BBC, com vários espectadores a reclamarem contra o que consideram ser “excessos gratuitos.” Isto porque uma das primeiras imagens de ‘Roma’ mostra um escravo a abanar um casal, enquanto este pratica sexo. Nos dez primeiros minutos a série exibe cenas de nu frontal, sexo explícito, violações e uma crucificação, o que terá indignado sobremaneira a comunidade católica. Em resposta às críticas, a produtora HBO refere que a série foi acompanhada de perto por historiadores, que reiteram todas estas cenas, reafirmando a fidelidade ao estilo de vida chocante do Império Romano.

83 MILHÕES DE EUROS

É o custo estimado desta série. A estreia de ‘Roma’ conquistou 3,8 milhões de espectadores nos Estados Unidos e 6,6 milhões no Reino Unido.

Pub

Canal: 2:

Estreia: 30

Hora: 22h30

Pub

Formato: série

‘CURB YOUR ENTHUSIASM’

Em breve, a 2: estreia a comédia da HBO, escrita e protagonizada por Larry David, co-autor e co-produtor de ‘Seinfeld’.

Pub

'SOPRANOS'

Em Março chega a sexta temporada de ‘Sopranos’, a saga de uma família mafiosa. A quinta série será reposta pela 2: a partir da próxima quinta-feira.

‘24’ EM EXIBIÇÃO

Pub

A 2: está a exibir a quarta temporada da série ‘24’. Protagonizada por Kiefer Sutherland, foi distinguida com vários prémios Emmy e Globos de Ouro.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar