Rede social divulga números de pessoas afetadas em Portugal pela utilização de dados pela Cambridge Analytica.
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Mais de duas semanas após ter sido revelado o escândalo que envolve o Facebook e a utilização de informação dos seus utilizadores pela Cambridge Analytica na eleição de Donald Trump, em 2016, a empresa liderada por Mark Zuckerberg divulgou o número de portugueses afetados.
Quinze pessoas descarregaram a aplicação ‘thisisyourdigitallife’ – através da qual foi transferida a informação, sem permissão, defende o Facebook, para a Cambridge Analytica -, mas no total são 63 080 as pessoas que podem ter sido afetadas.
Isto porque se alguém que tenha feito o download da aplicação fora de Portugal tiver amigos no Facebook que vivam no nosso país, esses são contabilizados como tendo sido afetados.
Num encontro com jornalistas, Zuckerberg assumiu os erros da empresa, e seus, que permitiram a utilização indevida dos dados de 87 milhões dos seus utilizadores.
"Não nos focámos o suficiente em prevenir abusos e a pensar em como as pessoas podiam usar as nossas ferramentas para o mal. Isto é válido para as ‘fake news’, interferência estrangeira em eleições e discurso de ódio".
Contudo, garante que tudo mudou e até ao final do ano a empresa terá 20 mil pessoas a trabalhar em segurança e revisão de conteúdos para eliminar estas ameaças.
"Nunca vamos vender a vossa informação", sublinhou Zuckerberg, que negou a hipótese de estar de saída e afirmou que considera ser a pessoa certa para continuar a liderar os destinos da empresa.
PORMENORES
O que foi recolhido?
O aplicativo ‘thisisyourdigitallife’ era um teste disponibilizado no Facebook destinado à análise de personalidade. Em troca, quem descarregou a app fornecia à Cambridge Analytica dados relevantes do seu perfil como nome, localização geográfica, detalhes dos ‘gostos’ feitos na rede social e contactos dos utilizadores.
Como pode ser usado?
Não se sabe com rigor como a informação recolhida ainda pode vir a ser usada. No início destinava-se à manipulação política em eleições. Contudo, o nível de dados é tão amplo que poderá ser utilizado em perfis de consumo ou no direcionamento de publicidade.
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