Carolina Dieckmann, 25 anos, é a garota do momento nos dois lados do Atlântico. Bela, doce e talentosa, encantou com a romântica Edwiges, em ‘Mulheres Apaixonadas’, e toca de novo os corações graças à personagem dupla que interpreta em ‘Senhora do Destino’. Mas nem tudo são rosas na vida desta actriz.
Por causa do enredo da novela, que bate recordes de audiência no Brasil e em Portugal, a actriz chegou a ter febre e a chorar comovida com o drama das crianças raptadas…
É um sucesso! No Brasil e em Portugal, ‘Senhora do Destino’ não tem concorrente à altura. Aguinaldo Silva, o seu autor, explica que o êxito da sua novela se deve ao facto de mostrar “o brasileiro”. A imagem pura e dura de um país colorido, onde a família ainda é o porto de abrigo.
Carolina Dieckmann é isso tudo. A actriz foi escolhida para protagonizar um papel duplo em ‘Senhora do Destino’. E interpreta Maria do Carmo em jovem, quando ainda era uma nordestina indefesa, que parte para a cidade à procura de melhor vida para os filhos. E surge depois como Isabel/Lindalva, a filha raptada em criança dos braços da própria mãe e agora dividida entre o amor biológico da progenitora (Suzana Vieira) e o de quem a criou, a perturbada Nazaré (Renata Sorah).
Mas qual o segredo desta actriz, loira, de olhos claros, com ar europeu, que consegue encarnar e encantar o Brasil mais tradicional? Segundo muitos críticos de televisão, a resposta é simples. Carolina Dieckmann representa o que o Brasil tem de melhor: a herança multicultural.
EFEITO CAMALEÃO
Descendente de emigrantes alemães, educada no seio de uma família conservadora – a mãe trabalha numa seguradora e o pai é engenheiro naval – Dieckmann pouco ou nada conhecia do meio rural. Fez carreira com papéis urbanos, de menina boa e citadina, mas não baixou os braços perante o desafio.
Para assumir o papel de Maria do Carmo jovem, submeteu-se a uma ligeira transformação, imperceptível aos olhares mais despreocupados, mas que no ecrã marca a diferença das grandes produções brasileiras. A actriz, que já antes afirmara não querer ser reconhecida apenas pelos olhos verdes, usou lentes de contacto castanhas, escureceu a pele e o cabelo e aprendeu a falar com sotaque nordestino. E apesar da sua Maria do Carmo surgir em apenas quatro episódios, recebeu aulas de sotaque com uma professora “muito rigorosa”, contou à Correio TV, num encontro de promoção da telenovela.
“Tive uma excelente professora pernambucana, que foi comigo aos lugares para fazer pesquisa histórica e depois trabalhámos em cima do texto. Foi muito minucioso e, por isso, é que resulta tão bem.”
Já para construir o lado emotivo de Maria do Carmo, a actriz teve sempre em mente a obrigatoriedade de transmitir aos espectadores a angústia de uma mãe. O treino levou-a a buscar registos das suas próprias memórias e as lembranças do filho, Davi, fruto do seu anterior casamento com o actor Marcos Frota, estiveram sempre presentes.
“Para fazer a primeira fase de Maria do Carmo na ‘Senhora do Destino’, as minhas influências eram ligadas a Davi”, recordou à revista ‘Contigo’. “Como ela é uma mãe que perdeu a filha, ele surgia logo na minha cabeça. Chorei muito. Tinha uma dor enorme”, referiu. E continuou: “Fiquei tão histérica com a minha primeira personagem de ‘Senhora do Destino’ que me trancava e ficava agachada, a fazer força para chorar. Só deixava que me chamassem para gravar depois de já ter chorado 20 minutos. Sentia uma dor tão grande a ponto de não conseguir fazer mais do que três cenas”.
SENTIR O DRAMA NA PELE
Mas se o papel de Maria do Carmo exigia grande esforço emocional, interpretar o drama de Isabel/Lindalva era ainda mais difícil. A personagem vive presa a uma mulher que sempre considerou mãe, porque a criou, e subitamente, já na idade adulta, é confrontada com a existência da verdadeira mãe biológica.
Aí, Carolina Dieckman apelou para a sua personalidade doce e cândida, que deu brado em personagens anteriores, como Edwiges de ‘Mulheres Apaixonadas’ ou a sofredora Camila de ‘Laços de Família’ — cuja interpretação a levou a rapar o cabelo para viver o drama de uma mulher com leucemia.
A actriz, que considera o trabalho em ‘Senhora do Destino’ um dos melhores da sua carreira, viveu tão intensamente o drama que teve febre ao interpretar a cena em que Isabel descobre ter sido roubada. “Incrível”, comentou, citada pelo site brasileiro ‘Babado’. “Do começo ao fim, Aguinaldo Silva conseguiu manter os telespectadores presos na novela. Já houve alguns momentos na teledramaturgia brasileira que todo o mundo esperava, queria ver. Mas essa novela foi toda assim. É uma trama muito coesa.”
Com o avançar do enredo, a personagem de Isabel ganha relevo, e isso deve-se também à catarse resultante das cenas em que contracena com uma das mães, Maria do Carmo ou Nazaré.
As audiências provam bem o interesse da história: o episódio da reconciliação entre a filha Isabel (Carolina Dieckman) e a mãe Maria do Carmo (Suzana Vieira), bateu o recorde, com 59 por cento de audiência e 79 por cento de 'share' (só na área da Grande São Paulo).
O APELO DA MATERNIDADE
A própria actriz destaca essa cena como uma das mais marcantes nesta telenovela. E isso coincide com a sua visão muito concreta sobre a maternidade, fruto de ter tido um filho com apenas 20 anos. “Não tenho a ânsia de voltar a ser mãe, mas se acontecer, óptimo. É preciso escolher o momento. Fiz essa escolha ainda jovem. Parei a minha vida por esse desejo. Mas para se ter um filho é preciso estar numa relação muito boa, casada. A maternidade é uma geração a dois”, revelou à ‘Contigo’.
Apesar de estar a viver um tempo excepcional, em termos profissionais e pessoais (vive uma relação intensa com Tiago Worcman, de 28 anos, argumentista do ‘Caldeirão do Huck’), Carolina Dieckmann admite estar cansada do ritmo intenso de ‘Senhora do Destino’. “Sou a única que estou desde o começo da novela. Tive que me dedicar muito. Era só eu e aquelas crianças. Quando acordar e a novela tiver acabado acho que vou ficar perdida. Já pensou você poder fazer o que quiser do seu dia, qualquer coisa! Estou emocionada (risos). Não vou ter que decorar nenhuma cena difícil”, revela no ‘Babado’. Para já, os espectadores portugueses têm mais alguns meses de aventuras da novela mais vista em Portugal.
Em ‘Senhora do Destino’, Carolina Dieckmann surge como Maria do Carmo (em 1968) e mais tarde (na época contemporânea) como Isabel Tedesco. Esta é na verdade Lindalva, a filha que foi roubada, ainda bebé, a Maria do Carmo. Isabel vive agora com Nazaré Tedesco, a raptora que a criou como mãe, estuda, trabalha e vive assim num mundo solitário. Ainda assim, o seu destino vai cruzar-se com o de Alberto. Mas
o drama agudiza-se, quando Nazaré, estéril, olha para Isabel grávida. No Brasil,
os espectadores já assistiram a alguns dos momentos altos da trama, e vibraram com
a cena em que Nazaré se intromete no casamento de Isabel. E, mais tarde, quando tenta entrar na maternidade, para repetir o crime de há vinte anos. Por cá, os espectadores portugueses ainda vão ter de esperar algum tempo…
Dona de uma beleza invulgar, loira de olhos verdes, Carolina Dieckmann é avessa a truques e tratamentos especiais. Só vai ao cabeleireiro por obrigação e arranja as unhas apenas por uma questão de higiene. Em ‘Mulheres Apaixonadas’, não usava maquilhagem e era a própria actriz que fazia a trança da bela Edwiges. Começou a depilar-se por sugestão do novo namorado, o argumentista Tiago Worcman, e admite ter gritado “como uma louca”. Agora, depila-se “para deixar o namorado feliz”.
Assediada para posar em nu integral desde os 16 anos, diz que o fará sem pudores “quando tiver vontade de comprar alguma coisa e não tiver dinheiro. Hoje, não tenho nenhum sonho de consumo que uma revista possa pagar”.
Marcos Frota, pai do seu filho Davi, foi o seu primeiro grande amor. Carolina casou aos 18 anos e aos 20 foi mãe. No entanto, o casamento, que diz ter corrido sem zangas nem discussões, chegou ao fim em 2003, vítima de uma relação intensa e das muitas viagens de Frota. “Ele era o meu melhor amigo, o pai, o amante (…). Mas precisava de ser eu e precisava de uma pessoa que ficasse comigo. Aos 25 anos, eu queria namorar”.
Namoro é, precisamente, o sabor que mais aprecia no momento. Ao lado de Tiago Worcman, Dieckman vive uma relação apaixonada. “Fiquei surpresa por ele ter olhado para mim”, conta, ao revelar ter conhecido o novo amor nos bancos da escola. Agora, fazem projectos para o futuro, apesar de ainda não viverem na mesma casa, e a actriz fala abertamente da sua paixão. “Sexo sem amor é complicado”, disse à ‘Contigo’. “Quem faz, pode até tirar prazer, mas nunca vai ser do tamanho do prazer de fazer com a pessoa que se ama.”
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.