page view
Imagem promocional da micronovela
MICRONOVELA

Pandora O poder não se mostra. Usa-se.

AMANHECER: NOS SOCALCOS DO DOURO

As vinhas da Régua serviram de palco às gravações da novela "Amanhecer". "Rosa", a dona do café onde todas as tramas se desenrolam, ficou fascinada com as vindimas.

17 de outubro de 2002 às 15:11

A segunda fase das filmagens de exterior de “Amanhecer” decorreram na bela região do Douro, tendo como cenário as vinhas. Esta produção de ficção nacional, que a TVI prevê estrear brevemente, é da autoria de Tozé Martinho, para quem a história “vai reavivar a memória dos portugueses para a beleza evolutiva do Douro”.

Numa altura em que a novela tem já gravados cerca de metade dos 150 capítulos previstos, o autor confessa que a cada dia que passa o enredo cruza a simbiose “ficção e realidade”, numa mistura que promete apaixonar os portugueses. As filmagens centraram-se em torno dos trabalhos da vinha, com os intervenientes a passarem pelas diversas fases da vindima, desde o corte à medida de graduação do álcool, com a pisa em lagar de granito, recreada com música popular, a dar um toque de alegria aos actores, em especial aos dois jovens João (Diogo Martins, 10 anos) e Filomena (Sara Barradas, 11 anos), que passaram por momentos de autêntico gáudio com a entrada na lagarada, amassando vinho com os seus pés.

“Este é um momento único na minha vida”, dizia o jovem, que ao longo do desenrolar do enredo vai fixar a atenção dos espectadores pela forma como vai lutar pela recuperação da mãe, em estado de coma, depois de uma operação à cabeça. A história assentará em três centros de acção, Lisboa, Poiares (Régua) e Mafra, com Fernanda Serrano a assumir o papel principal na pele de uma prostituta, e onde o amor, o ódio e a intriga estão sempre presentes.

Rosa (Catarina Avelar), a dona da tasca no bairro lisboeta, onde Clara reside antes de ser operada, e que sabe tudo sobre a vida de todos, contracena com dois galantes admiradores: Canto e Castro (Senhor Amadeu, cangalheiro), que não perde uma oportunidade para estar junto de Rosa; e Delfim (Luís Alberto, barbeiro do bairro) que com muita pena sua tem de ficar em Lisboa e vê o rival passar-lhe a perna nesta deslocação ao Douro.

Tozé Martinho, autor e também intérprete na novela, faz questão de sublinhar: “Sendo o Douro a região que possuí a beleza mais transcendente do Mundo, a realidade da região encaixa-se com a da novela e esta história não se poderia passar em qualquer outro sítio”, concluiu com uma expressão de visível satisfação.

A revelação do segredo

A trama de “Amanhecer” começa num hospital quando Clara (Gracinda Nave), se vê obrigada a revelar o segredo sobre a real paternidade do seu filho mais velho, João, pois vai ser operada de urgência à cabeça e teme o pior. O professor Luís Carlos, suposto pai, vê-se confrontado com a notícia de que o rapaz não é seu filho. Mas jura no corredor do hospital tomar conta da criança. Contudo, intrigado com a revelação decide descobrir a verdade.

Clara entra em coma depois da cirurgia, o que leva Luís Carlos, atormentado com a situação, a procurar a melhor amiga de Clara, a Anabela (Fernanda Serrano), com a ideia de que esta terá algumas respostas, mas não. É então que Luís Carlos parte para o Douro, a sua terra natal e também a de Clara, em busca da identidade do verdadeiro pai de João.

Anabela é figura principal na acção, prostituta, à volta da qual vai girar todo o enredo. “A Anabela é uma personagem totalmente genuína, muito viva, que vive bem com a escolha que fez em ser prostituta, porque como nunca conheceu outra realidade, criou o seu próprio mundo e é feliz, à sua maneira”.Tozé Martinho afirma que “os telespectadores não vão ficar chocados, porque a prostituição é uma realidade. Resta descobrir o que é que estas mulheres querem levar e dar à vida. É que por vezes as lições surgem de onde menos se espera”.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Vidas

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8