page view

Atraso na ERC congela alargamento da TDT

Governo só está à espera do novo conselho do regulador dos media para avançar com concurso. Mas PS e PSD não se entendem.

11 de março de 2017 às 09:24

O atraso na escolha do novo conselho regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) - cuja votação parlamentar já foi adiada várias vezes - está a prejudicar a abertura de um concurso para a inclusão de dois novos canais privados na Televisão Digital Terrestre (TDT).

Ao que o CM apurou junto de fontes do Ministério da Cultura, que tutela a área da comunicação social, o Governo está disponível para avançar com o processo e cumprir a promessa de alargar novamente a oferta da TDT ainda este ano - isto apesar de ainda não estarem definidos os critérios que irão presidir à escolha dos novos canais.

No entanto, enquanto PS e PSD não se entenderem quanto à composição do novo conselho regulador - os sociais-democratas querem escolher dois dos quatro vogais e o presidente, mas os socialistas não concordam - o concurso não poderá avançar. É que, de acordo com a lei, "compete à ERC e à Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) proceder aos estudos técnicos e financeiros para que possa ser feita o alargamento da TDT para mais dois canais, e abrir o concurso para que os operadores privados possam candidatar-se", explicou ao CM Edite Estrela, presidente da comissão parlamentar de Cultura e Comunicação.

Recorde-se que o mandato do atual conselho regulador da ERC - que está a trabalhar apenas com três elementos (Carlos Magno, presidente, Arons de Carvalho e Luísa Roseira), depois de Raquel Alexandra e Rui Gomes terem apresentado renúncia ao cargo - terminou em novembro do ano passado.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8