Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
2

Cirurgia origina queixa contra TVI

Intervenção cirúrgica em 'Você na TV!' leva a processo no regulador.
Teresa Oliveira 16 de Novembro de 2014 às 09:15
Programa apresentado por Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira alvo de polémica
Programa apresentado por Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira alvo de polémica FOTO: Filipa Couto

Publicidade oculta e a exibição de uma intervenção médica – blefaroplastia – durante o programa ‘Você na TV!’, em maio de 2011, motivaram uma queixa à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), que culminou num processo contraordenacional aberto pelo regulador contra a TVI.

A deliberação inicial data de novembro de 2011, mas o canal contra-argumentou. Desde então, o organismo tem ouvido os envolvidos. "Não há ainda uma deliberação final, mas está iminente", afirma ao CM Arons de Carvalho, vice-presidente do regulador.

A primeira deliberação considera que "foi dado relevo indevido à Clínica Milénio, pela forma recorrente como os seus contactos são postos em evidência". E exemplifica: "Num dos diretos, com a duração de dez minutos, o oráculo com o nome, endereço e telefone da clínica surge em dois momentos distintos e, no segundo, fica no ar durante uns largos três minutos."

A ERC chama ainda a atenção para o facto de "as imagens da intervenção médica, ao mostrarem todas as etapas do procedimento cirúrgico sem qualquer edição de imagem (...), se desviam do registo habitual de um programa de entretenimento". E considera que podem "influir de modo negativo no desenvolvimento da personalidade de crianças e adolescentes", concluindo que deveriam ter sido exibidas em "horário tardio de acesso mais limitado".

Ver comentários