page view

Distribuição de jornais: propostas do ministro ainda não chegaram

VASP e Associação Nacional de Municípios ainda não receberam o plano que Leitão Amaro disse ter enviado no final de janeiro, sobre a reestruturação do sistema de distribuição de imprensa no interior do País.

15 de fevereiro de 2026 às 01:30

A VASP e a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) ainda não receberam a proposta do ministro da Presidência para uma restruturação do sistema de distribuição de imprensa no interior de Portugal. No final de junho, em audição parlamentar, António Leitão Amaro afirmou que quer "apoiar pontos de venda nos territórios de baixa densidade em parceria com os municípios desses territórios de baixa densidade e com alguma partilha de responsabilidades também", através de dois concursos para a distribuição de jornais e revistas. "Com uma proposta que já fiz às empresas de distribuição e à Associação Nacional de Municípios [Portugueses], que é o 'modelo dual'", acrescentou.

Contactado pelo CM, Rui Moura, administrador da VASP, empresa responsável pela distribuição de jornais e revistas que está na iminência de cortar rotas, referindo que não é viável prestar esse serviço no interior do País, diz que "ainda não recebeu qualquer proposta concreta". Já a ANMP revela que houve, de facto, "uma reunião com o ministro Leitão Amaro em que essa ideia foi referida". Contudo, "a ANMP, até este momento, não recebeu qualquer proposta do Governo nesse sentido".

Recorde-se que o vice-presidente da Associação Portuguesa de Imprensa (API), Paulo Ribeiro, disse acreditar numa solução para a distribuição de imprensa que possa ser viabilizada com o envolvimento da Associação Nacional dos Municípios Portugueses. Em resposta, a ANMP reiterou que pretendia que fosse assegurado serviço em todo o território nacional, garantindo a igualdade de acesso à informação a todas as pessoas.

O 'modelo dual' mencionado pelo ministro da Presidência tem por base dividir a distribuição de imprensa em dois concursos distintos, um a norte do País e outro a sul. O objetivo deste modelo é partilhar os custos das entregas entre o Estado e as empresas de media que têm os seus produtos distribuídos, garantindo que os jornais e revistas chegam às áreas mais isoladas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8