page view

Dona da TVI deixa de pagar a acionistas

Altice aguarda a autorização da Autoridade da Concorrência para fechar a compra do grupo português à Prisa.

01 de maio de 2018 às 01:30

Desde que a Prisa assumiu o controlo da Media Capital (MC), que o pagamento de dividendos (em alguns anos até em valor superior ao do lucro obtido) se tornou uma tradição. De resto, é preciso recuar até ao exercício de 2006 para se encontrar um ano fiscal sobre o qual os acionistas não foram remunerados.

Desde aí, e durante 10 anos consecutivos, a dona da TVI distribuiu mais de 180 milhões de euros em dividendos, dos quais 169,4 milhões foram para a Prisa, que detém 94,69% do grupo.

Agora, e numa altura em que a Autoridade da Concorrência está a fazer uma investigação aprofundada à compra da Media Capital por parte da Altice, a administração do grupo decidiu não distribuir dividendos aos acionistas, de forma a "manter o grupo dotado de liquidez necessária à continuidade de negócio, tendo em consideração a atual conjuntura económica , as necessidades de investimento tecnológico da atividade de media e comunicação e os compromissos financeiros existentes para 2018", esclarece a MC ao CM.

Questionada se o processo de compra em curso influenciou esta decisão, a MC não fez comentários. Já a Prisa, que pode propor (e aprovar) a distribuição de dividendos na Assembleia Geral de Acionistas de 25 de maio, optou por não fazer nenhum comentário.

Na semana passada a Comissão Europeia aplicou uma multa de 125 milhões à Altice por esta ter assumido o controlo da PT antes de ter tido autorização das autoridades europeias.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8