Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media

"É essencial cativar jovens”

Virgílio Castelo defende programação alternativa.
2 de Novembro de 2009 às 00:30
'É essencial cativar jovens”
'É essencial cativar jovens”

CM – Como consultor de Ficção para a SIC que análise faz da aposta da estação em programas dirigidos ao público mais jovem?

Virgílio Castelo – O Nuno Santos [director de Programas da SIC] saberia responder-lhe melhor do que eu. O que posso dizer, na minha função de consultor, é que quanto mais largo for o leque de posições que existe numa televisão generalista, melhor será. Neste momento, acho que cativar um público tão importante como o público jovem é essencial.

– Admite então que o novo projecto ‘Lua Vermelha’, uma série juvenil sobre a temática dos vampiros, é uma boa aposta para fazer frente à concorrência?

– Qualquer estação generalista ou qualquer criador ou criativo nunca quer fazer a mesma coisa que os outros estão a fazer. Naturalmente, nós queremos apresentar produtos que sejam alternativas ao que já existe no mercado, porque se damos sempre mais do mesmo não adianta muito.

– Na sua função de consultor para a Ficção, que responsabilidades tem na escolha dos elencos e na exclusividade dos actores?

– A minha função é aconselhar a SIC no que devem ser os projectos, os elencos, as características artísticas. Eu colaboro, digamos, em toda a génese do projecto até este ir para o ar. Desde o momento inicial em que a folha está ainda em branco, se quiser, até à cassete que é entregue na estação e que vai para o ar.

– Sei que tem outros projectos em curso. O Virgílio Castelo vai ser apenas consultor ou vamos poder vê-lo também como actor?

– Num dos projectos eu irei entrar, mas ainda é cedo para falar de pormenores.

– São para o público juvenil?

– Não, são projectos de horário nobre para o público mais tradicional.

PERFIL

Virgílio Castelo actor, encenador e consultor de Ficção para a SIC, nasceu em 1953, estudou representação em Estrasburgo e dirigiu a NBP. É casado com Maria Lucena.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)