Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
5

E SE NEMÉSIO VOLTASSE À TV?

As produções da televisão portuguesa que fizeram época, muitas delas valorizadas pelo passar do tempo, poderão regressar ao pequeno ecrã, caso o projecto de um novo canal por cabo da RTP se concretize: a RTP Vintage.
9 de Agosto de 2002 às 19:19
Com 45 anos de existência a RTP dispõe de um vasto leque de programas, alguns deles históricos, que constituem uma verdadeira mina de ouro à espera de ser explorada.

Para as gerações mais novas seria uma autêntica caixinha de surpresas. “Vila Faia” (1982), a primeira telenovela portuguesa, “A Visita da Cornélia” (1977), um concurso que fez memória, os míticos monólogos de Vitorino Nemésio em “Se Bem Me Lembro” (1969 a 1975), o humor de Ivone Silva e Camilo de Oliveira em “Sabadabadu” (1981 a 1982) e “Cinema de Animação” o programa de divulgação de desenhos animados de Vasco Granja, são apenas alguns dos grandes clássicos da RTP.

Estes programas constituem grandes trunfos que a RTP pode exibir, com agrado geral, no canal por cabo RTP Vintage que se encontra na fase de projecto, dependendo a sua concretização da resolução da nova administração da empresa.

Em 1960, três anos depois do início das emissões regulares, estreou um dos programas mais memoráveis da história da televisão em Portugal, “Museu do Cinema”. Apresentado por António Lopes Ribeiro, este espaço era dedicado à apresentação de bom cinema no pequeno ecrã, desde os primórdios da indústria.

Outro excelente comunicador televisivo revelou ser Vitorino Nemésio. Semanalmente, a solidez da memória do escritor açoriano manifestava-se de forma surpreendente em “Se Bem me Lembro”, programa em que discorria de improviso sobre a sua terra natal, sobre si próprio e a sua obra, as realidades portuguesa e internacional, a literatura e muitos outros temas, fazendo prova de um domínio do discurso verdadeiramente invulgar.

“Sabadabadu”, escrito por César de Oliveira, e protagonizado por Ivone Silva e Camilo de Oliveira, levou ao pequeno ecrã o humor tradicional da revista à portuguesa. No domínio dos concursos, “A Visita da Cornélia” tornou-se num marco, combinando o humor de Raul Solnado com a criatividade, destreza e talento de participantes que ficaram na memória dos telespectadores.

O primeiro “talk show” feito em Portugal, “Zip-Zip” (1969), durou apenas sete meses, o que bastou, no entanto, para se tornar no mais notório programa da televisão portuguesa. Um verdadeiro pioneiro, numa altura em que a censura do regime não deixava muita margem de manobra, “Zip-Zip” contou com o carisma dos três apresentadores, Carlos Cruz, Fialho Gouveia e Raul Solnado.

Mas foram muito mais os programas da RTP e as caras que fizeram história. As “Conversas em Família”, que Marcelo Caetano institucionalizou depois de subir ao poder, quando substituiu Salazar (1968), e as intervenções de Fernando Pessa em saborosas reportagens são outros dos muitos exemplos de documentos de valor único, muitos das quais poderemos ver (ou voltar a ver) na RTP Vintage.

TELENOVELA PIONEIRA

Cinco anos depois da exibição da primeira telenovela brasileira em Portugal (Gabriela), que constituiu um êxito clamoroso, a Edipim produziu para a RTP “Vila Faia” (1982). Realizada por Nuno Teixeira, a primeira telenovela portuguesa contou com interpretações, entre outros, de Ruy de Carvalho, Varela Silva, Nicolau Breyner, Glória de Matos, Victor de Sousa, Anna Paula, Margarida Carpinteiro e Mariana Rey Colaço.

Durante cerca de quatro meses de emissão, os portugueses acompanharam as desventuras da família “Marques Vila”, o romance de “João Gadunha” (Nicolau Breyner) e “Graciete” (Margarida Carpinteiro), entre outras histórias de amor e mistério. Recorrendo a temáticas e ambientes diferentes daqueles a que o público se habituara a ver nas produções brasileiras, “Vila Faia” contou com detractores e admiradores, tendo, no entanto, conquistado a generalidade do público amante do género, e abriu uma porta para a produção nacional num domínio que se veio a revelar muito fértil.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)