Regulador abre processo e obriga canal a pagar multa.
A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) voltou a condenar a TVI a emitir um direito de resposta de José Maria Ricciardi. Em causa estão declarações proferidas por Marcelo Rebelo de Sousa nos seus comentários no ‘Jornal das 8’ de 21 de dezembro.
Numa deliberação tomada na semana passada, à qual o CM teve acesso, o regulador dos media condena a TVI a transmitir o texto do direito de resposta. Além disso, o canal tem de pagar uma multa de três mil euros. E a ERC acrescenta que vai abrir um processo contraordenacional por "incumprimento" da deliberação anterior.
Isto porque a 18 de fevereiro, o regulador já tinha dado razão a José Maria Ricciardi. Na altura, a ERC referiu que se o presidente do BESI quisesse que o seu direito de resposta fosse transmitido deveria "expurgar" o mesmo de expressões "desproporcionalmente desprimorosas". Ricciardi enviou um novo texto à TVI a 24 de fevereiro, refere a nova deliberação, mas este acabou por não ser emitido. A TVI alegou ter fundamentos para essa decisão, já que as reformulações "não correspondem à correta interpretação do sentido e conteúdo da deliberação". Já a ERC considera que a resposta reformulada "cumpre todos os requisitos".
Contactados, José Maria Ricciardi e a TVI optaram por não fazer comentários.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.