Vera Kolodzig participou em cinco das produções com mais telespectadores em Portugal. ‘Espírito Indomável’ já ocupa o 9.º lugar no top 20. Humor é um dos segredos do sucesso
'Espírito Indomável' chegou esta semana ao 9.º lugar da tabela das novelas mais vistas em Portugal desde 2000 (ano em que a Marktest começou a medir as audiências), com uma média de 1 311 500 telespectadores. E tudo indica que vai continuar a conquistar público nos próximos episódios, já que a novela entra na recta final e vai reservar muitas surpresas. Nas últimas semanas, nem o futebol conseguiu abalar a sua liderança, tendo registado perto de 1,8 milhões de telespectadores entre 21 e 27 de Fevereiro.
Um dos contributos para o êxito desta produção da TVI/Plural é, sem dúvida, o desempenho de Vera Kolodzig na pele de Zé, uma vaqueira rude, mas sensual à sua maneira, que se envolve num complicado romance com Rafael (Diogo Amaral), um jovem abastado. Curiosamente, a actriz também fez parte do elenco de outras cinco novelas mais vistas, entre elas ‘Dei-te quase Tudo', que protagonizou e que ocupa o primeiro lugar da tabela, dominada por produções da TVI, com mais de 1,5 milhões de telespectadores. Seguem-se: ‘Ilha dos Amores' (5.º lugar), em que encarnava Beatriz Machado da Câmara, uma das protagonistas (interpretada por Sofia Nicholson) enquanto jovem; ‘Deixa que te Leve' (7.º), onde fez a vilã Filipa Calçada; ‘Fascínios' (8.º), na pele da manipuladora Renata Miranda, e ‘Jardins Proibidos' (17.º lugar), que marcou a sua estreia como actriz e, também, como protagonista, no papel de Teresa Santos. No que diz respeito a quota de mercado, o primeiro lugar pertence a ‘Olhos de Água', com 51% de share. A novela protagonizada por Sofia Alves, em que esta interpretava duas irmãs gémeas, uma rica e outra pobre, foi vista por 1 521 900 telespectadores em 2001.
‘Espírito Indomável' foi um dos maiores desafios da carreira de Vera Kolodzig, de 25 anos. Além da mudança radical de visual, postura e até da forma de falar, a actriz teve de ultrapassar o seu medo de andar de cavalo. Mas valeu a pena. "Foi um desafio muito grande para toda a gente", disse a actriz à Correio TV. "As personagens são todas muito ricas e estão bem compostas. Sendo uma novela de campo, tem características mais acentuadas do que se fosse gravada na cidade. É um privilégio e um orgulho fazer parte deste projecto", acrescenta Kolodzig, que se encontra de férias desde que terminaram as gravações da novela.
O equilíbrio entre o drama e o humor, assim como os cenários rurais, são apontados como os maiores trunfos de ‘Espírito Indomável', cujos exteriores foram gravados na zona de Coruche. Para escrever a história, Sandra Santos, que lidera a equipa de guionistas, teve como inspiração o clássico ‘Romeu e Julieta', de William Shakespeare. "É uma história densa, bem contada, com alguns ingredientes certos que agradam ao público. É uma história dramática aliada a momentos de comédia bem sucedidos. O elenco também foi muito bem escolhido", adianta a autora. Já Pedro Lima, que interpreta Tristão e integra um dos núcleos cómicos da novela, defende que "as novelas que abordam a vida no campo e os ambientes rurais entusiasmam o telespectador". O actor afirma ainda que o casal formado pelo capataz e Susana (Sara Prata), uma rapariga mimada da cidade, tem conquistado cada vez mais a simpatia do público. Adriano Luz, que veste a pele do vilão Ambrósio, acredita ainda que "o êxito prende-se com as personagens, que têm um contexto e não vivem só do que dizem". E indica um outro trunfo: "Vivem num quotidiano longínquo da cidade que as pessoas adivinham mais do que vêem". Fernando Sobral, crítico de televisão, sublinha o equilíbrio entre o drama e o humor. "É talvez aí que reside a chave do sucesso de ‘Espírito Indomável'", afirma, acrescentando que "os momentos cómicos acabaram por ‘roubar' positivamente a acção aos cenários de drama, o que contribuiu decisivamente para que esta não fosse uma novela como as outras". João Catarré, que interpreta o malvado João, realça que o "trabalho de pesquisa é muito interessante, desde aprender a andar a cavalo, a aprender os hábitos do campo".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.