page view
Imagem promocional da micronovela
MICRONOVELA

Refúgio Proibido Um refúgio. Dois corações. Mil segredos.

Filho de Balsemão na liderança da Impresa

Pedro Norton de saída.

11 de janeiro de 2016 às 18:07

Francisco Pedro Balsemão, filho de Francisco Pinto Balsemão, é o novo presidente do grupo Impresa, substituindo no cargo Pedro Norton, que abandona a dona da SIC e do Expresso ao fim de 23 anos.

A mudança será efetiva a partir de 6 de março, data na qual Norton, que assumiu a liderança do grupo em outubro de 2012, deixa de exercer funções. Aos 35 anos, Francisco Pedro será o presidente executivo mais jovem no PSI-20.

Em carta enviada aos funcionários do grupo Pedro Norton escreve que deixar a Impresa foi "a decisão mais difícil" da sua vida profissional, adiantando que o seu "futuro é uma página em branco". "Sempre fui um homem livre e sinto, em consciência, e na sequência de um muito longo período de maturação, que é chegada a altura certa, para a Impresa e para mim, de fechar um ciclo e de abrir outro".

O gestor deixa elogios ao seu antecessor Francisco Pinto Balsemão, mas também ao seu sucessor, Francisco Pedro Balsemão.

Também em carta, o fundador da Impresa revela que Norton lhe revelou esta intenção "há largos meses", com o intuito de "dedicar a sua vida profissional a outra áreas de atividade". "Procurei demovê-lo dessa opção", adianta. Contudo não teve sucesso nessa missão e acabou pro propor a nomeação do seu filho, Francisco Pedro, que foi "aprovada por unanimidade" pelo conselho de administração.

"O sucessor de Pedro Norton, Francisco Pedro Pinto Balsemão, é alguém em quem eu acredito, e não acredito nele apenas por ser meu filho e por, como eu, apostar na validade e importância das empresas familiares na economia portuguesa", escreveu.

Francisco Pedro é licenciado em Direito, pela Universidade Nova de Lisboa, tendo concluído o Mestrado em Direito pela Universidade de Oxford (Inglaterra). Antes de chegar à Impresa, em 2009, tendo em 2012 integrado a Comissão Executiva com os pelouros de Recursos Humanos, Assuntos Jurídicos e Sustentabilidade, começou a sua carreira profissional em 2003, como advogado na Linklaters, em Lisboa, tendo mais tarde trabalhado como consultor de recursos humanos na empresa Heidrick & Struggles.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Vidas

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8