Na verdade, a Square criou muito mais do que um simples filme, pelo menos a julgar pela crítica, que classificou o jogo de excelente. Mais uma vez, a história sofre um enorme desvio, criando ao mesmo tempo um novo herói Tidus que terá que combater o mal - representado por Sin — para salvar os seus companheiros. Excelente jogador de blitzball, Tidus enfrenta a ameaça com a ajuda de Yuna e, juntos, tentam salvar Spira.
Este é o primeiro jogo da série Final Fantasy para a Playstation 2 e, por isso, os jogadores irão notar grandes melhorias, principalmente nos gráficos e nos filmes que indicam o fim e início dos níveis seguintes. Só temos pena que não tenham investido na opção 60MHz para a versão que está a circular na Europa, de forma a eliminar as horríveis barras pretas.
Estamos perante de um jogo de estratégia/aventura com combates por turnos. O conceito tem sido largamente utilizado nos jogos de Final Fantasy e os jogadores que têm seguido esta série não irão ter dificuldades em prosseguir para os níveis avançados. Os gráficos de Final Fantasy X oferecem uma enorme galeria de espectaculares imagens, só possíveis na 128 bits da Sony. A imagem de Tidus, enquanto espera a entrada no estádio de blitzball, é incrível, quase real. Durante o jogo, encontramos enormes monstros em terríveis batalhas. A travada no barco, contra Sin, é memorável.
Mas, quem é Tidus?
Tidus é um jovem jogador de blitzball, herói na sua terra, que se envolve na história quando Sin destrói a sua cidade, matando milhares de habitantes. Quando tenta escapar à fúria de Sin, Tidus encontra Auron, um veterano guerreiro que lhe oferece uma ancestral espada e juntos irão enfrentar os primeiros monstros. Um pouco mais à frente, depois de se envolver numa estranha aventura aquática, Tidus encontra pela primeira vez Wakka, um antigo jogador de blitzball a quem promete ajuda para que a sua equipa vença todos os torneios. Wakka acaba por levá-lo até à sua aldeia, onde conhece pela primeira vez Yuna, a jovem letrada que o ajudará a exterminar Sin e Lulu (uma estranha mulher que possui poderosos poderes mágicos). Kimahri, por sua vez, é o poderoso guarda-costas de Yuna e Rikku - uma valente e imbatível rapariga. A equipa de Tidus vai ter de enfrentar diversos perigos, muitos monstros e, ao mesmo tempo, terá a possibilidade de jogar o desporto favorito, o blitzball.
Nos níveis avançados do jogo encontramos umas estranhas criaturas divinas, chamadas Aeons, que apenas podem ser invocadas por Yuna. Quando Yuna invoca um aeon, os outros companheiros afastam-se e o combate passa a ser travado entre o aeon e o monstro de Sin. Quatro diferentes aeons ficam desde logo disponíveis - Valefor, Ifrit, Shiva e Ixion - mas é possível desbloquear outros mais poderosos. Ao longo do jogo, podem evoluir com a nossa ajuda. Para nos ajudar nesta tarefa, existe um quadro onde podemos verificar a habilidade que um aeon está a aprender e os atributos que lhe estão atribuídos. É muito importante evoluir os aeons, porque no final de Final Fantasy X eles serão o nosso handicap para eliminar os monstros mais difíceis.
Outro pormenor importante localiza-se na Sphere Grid e na sua interpretação. A Sphere Grid é a opção que nos permite interferir no desenvolvimento das habilidades e atributos das personagens. Uma boa compreensão da Sphere Grid é meio-caminho andado para derrotar o terrível Sin.
Para quem possui uma Playstation 2 e gosta deste tipo dejogos, Final Fantasy é uma boa opção de compra, sendo quase obrigatória a sua presença na colecção dos mais fanáticos. n
the sims em versão premium
É já em Setembro que a Electronic Arts pretende lançar uma versão Premium do seu mais popular jogo de estratégia. Esta nova versão incluirá uma compilação de objectos e 50 novas opções para os fanáticos deste jogo, que simula de forma bem conseguida a vida real. The Sims foi lançado em 2000 e, desde então, tem angariado vários prémios, ocupando à longos meses o topo de vendas americano. Desde o dia do seu lançamento a EA desenvolveu quatro expansões, preparando-se para editar, no final do ano, o primeiro jogo online.
3,9 milhões de xbox vendidas
Num curto comunicado enviado para diversos mercados internacionais, a Microsoft informa que vendeu até hoje 3,9 milhões de consolas. Recorde-se que a Playstation 2 conseguiu vender 30,02 milhões de unidades e a Gamecube 3, 8 milhões de consolas. A Xbox alcança assim a segunda posição do mercado de consolas a nível mundial, prevendo-se desde já uma luta renhida no próximo Natal.
Infogrames anuncia Driver 3
A Infogrames anunciou recentemente que a Reflections, empresa inglesa que vai lançar em Setembro o Stuntman, já iniciou o desenvolvimento do terceiro episódio da série Driver. O jogo — bem conhecido no mercado — será criado ao mesmo tempo para todas as plataformas, incluido o PC. A editora já fez saber que o mesmo deverá ser lançado no decorrer de 2003.
TOP JOGOS
1º Warcraft III
2º Neverwinter Nights
3º Tony Hawk´s Pro Skater 3
4º Operation Flashpoint: Resistance
5º V – Rally 3
6º The Elder Scrolls III: Morrowind
7º Halo
8º Magic: The Gathering Online
9ºF1 2002
10ºJedi Knight II: Jedi Outcast
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.